Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

MULTILETRAMENTO, VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PALAVRAS QUE LIBERTAM

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 105131
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2837
    "inscrito_id" => 5048
    "titulo" => "MULTILETRAMENTO, VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PALAVRAS QUE LIBERTAM"
    "resumo" => "Este subprojeto intitulado Multiletramento em Línguas e Culturas Hispânicas foi desenvolvido a partir das atividades do Programa Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Rondônia, em conformidade com o Edital 2020 PRP/CAPES/MEC. O presente subprojeto teve a participação de 03 (três) escolas-campo, escolas de ensino médio e públicas do Município de Porto Velho-Rondônia. A duração do projeto se estendeu em 18 (dezoito) meses, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. As ações foram desenvolvidas em 03 ciclos, cada ciclo de 06 meses. O projeto atendeu os acadêmicos da segunda metade da licenciatura de Letras-Espanhol, que participaram das vivências da escola-campo, desde a observação, participação e regência das atividades de ELE, sob a supervisão e tutoria de professores preceptores de escolas do ensino médio. O planejamento das atividades foi pautado a partir das concepções realizadas em diálogo com as diretrizes vigentes para a Educação Básica, em especial a BNCC (2017) e BNC (2019), PCN’S, e outros documentos oficiais; à luz dos teóricos da educação, FREIRE (1993), SAVIANE (2013), LIBANIO (2013), ALMEIDA FILHO (2011), dentre outros que possibilitaram experienciar os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem e nas possibilidades criadas a partir de experiências pedagógicas. Essas ações do subprojeto Multiletramento do Programa Residência Pedagógica oportunizaram o desenvolvimento da pesquisa no cotidiano da escola, além de promover a consciência do professor-pesquisador, do uso das novas ferramentas educativas, agregando uma formação continuada dos residentes e professores da rede de ensino estadual."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5048_TB2837_20112023192451.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENY GOMES MALDONADO"
    "autor_nome_curto" => "RENY"
    "autor_email" => "renymaldonado@unir.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 105131
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2837
    "inscrito_id" => 5048
    "titulo" => "MULTILETRAMENTO, VIVÊNCIAS PEDAGÓGICAS E INCLUSIVAS, ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: PALAVRAS QUE LIBERTAM"
    "resumo" => "Este subprojeto intitulado Multiletramento em Línguas e Culturas Hispânicas foi desenvolvido a partir das atividades do Programa Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Rondônia, em conformidade com o Edital 2020 PRP/CAPES/MEC. O presente subprojeto teve a participação de 03 (três) escolas-campo, escolas de ensino médio e públicas do Município de Porto Velho-Rondônia. A duração do projeto se estendeu em 18 (dezoito) meses, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. As ações foram desenvolvidas em 03 ciclos, cada ciclo de 06 meses. O projeto atendeu os acadêmicos da segunda metade da licenciatura de Letras-Espanhol, que participaram das vivências da escola-campo, desde a observação, participação e regência das atividades de ELE, sob a supervisão e tutoria de professores preceptores de escolas do ensino médio. O planejamento das atividades foi pautado a partir das concepções realizadas em diálogo com as diretrizes vigentes para a Educação Básica, em especial a BNCC (2017) e BNC (2019), PCN’S, e outros documentos oficiais; à luz dos teóricos da educação, FREIRE (1993), SAVIANE (2013), LIBANIO (2013), ALMEIDA FILHO (2011), dentre outros que possibilitaram experienciar os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem e nas possibilidades criadas a partir de experiências pedagógicas. Essas ações do subprojeto Multiletramento do Programa Residência Pedagógica oportunizaram o desenvolvimento da pesquisa no cotidiano da escola, além de promover a consciência do professor-pesquisador, do uso das novas ferramentas educativas, agregando uma formação continuada dos residentes e professores da rede de ensino estadual."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID5048_TB2837_20112023192451.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RENY GOMES MALDONADO"
    "autor_nome_curto" => "RENY"
    "autor_email" => "renymaldonado@unir.br"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este subprojeto intitulado Multiletramento em Línguas e Culturas Hispânicas foi desenvolvido a partir das atividades do Programa Institucional de Residência Pedagógica da Universidade Federal de Rondônia, em conformidade com o Edital 2020 PRP/CAPES/MEC. O presente subprojeto teve a participação de 03 (três) escolas-campo, escolas de ensino médio e públicas do Município de Porto Velho-Rondônia. A duração do projeto se estendeu em 18 (dezoito) meses, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. As ações foram desenvolvidas em 03 ciclos, cada ciclo de 06 meses. O projeto atendeu os acadêmicos da segunda metade da licenciatura de Letras-Espanhol, que participaram das vivências da escola-campo, desde a observação, participação e regência das atividades de ELE, sob a supervisão e tutoria de professores preceptores de escolas do ensino médio. O planejamento das atividades foi pautado a partir das concepções realizadas em diálogo com as diretrizes vigentes para a Educação Básica, em especial a BNCC (2017) e BNC (2019), PCN’S, e outros documentos oficiais; à luz dos teóricos da educação, FREIRE (1993), SAVIANE (2013), LIBANIO (2013), ALMEIDA FILHO (2011), dentre outros que possibilitaram experienciar os desafios presentes no processo de ensino e aprendizagem e nas possibilidades criadas a partir de experiências pedagógicas. Essas ações do subprojeto Multiletramento do Programa Residência Pedagógica oportunizaram o desenvolvimento da pesquisa no cotidiano da escola, além de promover a consciência do professor-pesquisador, do uso das novas ferramentas educativas, agregando uma formação continuada dos residentes e professores da rede de ensino estadual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.