Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REVELANDO PERSONALIDADES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZADO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102960
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 3228
    "titulo" => "REVELANDO PERSONALIDADES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZADO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo descrever o projeto intitulado “Além da superfície: descobrindo as profundezas de sua personalidade”, realizado por três bolsistas do subprojeto de Letras do programa Residência Pedagógica. As aplicações foram realizadas no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre, em Lajeado-RS, durante três períodos de aula. Levando em consideração que a faixa etária em que os estudantes se encontram é um período de muitas mudanças e descobertas, o objetivo principal do projeto foi estimular, por meio de uma série de atividades, a reflexão a partir de textos pertinentes ao tópico, do debate, da escrita criativa e do uso do inglês como segunda língua, fomentando a autoexpressão dos alunos e incentivando-os a expor suas opiniões, pensamentos e sentimentos. Após a implementação da sequência didática, os alunos demonstraram um maior entendimento sobre o que era uma personalidade e com quais se identificavam, reforçando a importância desse tópico em sala de aula. Ainda, foi possível reforçar a importância do Residência Pedagógica enquanto possibilitador do encontro entre teoria e prática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3228_TB340_29082023205543.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE MARIA PATTUSSI MOISES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE"
    "autor_email" => "isabelle.moises@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102960
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 340
    "inscrito_id" => 3228
    "titulo" => "REVELANDO PERSONALIDADES: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO E APRENDIZADO DOCENTE"
    "resumo" => "O presente relato de experiência tem como objetivo descrever o projeto intitulado “Além da superfície: descobrindo as profundezas de sua personalidade”, realizado por três bolsistas do subprojeto de Letras do programa Residência Pedagógica. As aplicações foram realizadas no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre, em Lajeado-RS, durante três períodos de aula. Levando em consideração que a faixa etária em que os estudantes se encontram é um período de muitas mudanças e descobertas, o objetivo principal do projeto foi estimular, por meio de uma série de atividades, a reflexão a partir de textos pertinentes ao tópico, do debate, da escrita criativa e do uso do inglês como segunda língua, fomentando a autoexpressão dos alunos e incentivando-os a expor suas opiniões, pensamentos e sentimentos. Após a implementação da sequência didática, os alunos demonstraram um maior entendimento sobre o que era uma personalidade e com quais se identificavam, reforçando a importância desse tópico em sala de aula. Ainda, foi possível reforçar a importância do Residência Pedagógica enquanto possibilitador do encontro entre teoria e prática."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID3228_TB340_29082023205543.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ISABELLE MARIA PATTUSSI MOISES"
    "autor_nome_curto" => "ISABELLE"
    "autor_email" => "isabelle.moises@universo.univates.br"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES (UNIVATES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo descrever o projeto intitulado “Além da superfície: descobrindo as profundezas de sua personalidade”, realizado por três bolsistas do subprojeto de Letras do programa Residência Pedagógica. As aplicações foram realizadas no 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campestre, em Lajeado-RS, durante três períodos de aula. Levando em consideração que a faixa etária em que os estudantes se encontram é um período de muitas mudanças e descobertas, o objetivo principal do projeto foi estimular, por meio de uma série de atividades, a reflexão a partir de textos pertinentes ao tópico, do debate, da escrita criativa e do uso do inglês como segunda língua, fomentando a autoexpressão dos alunos e incentivando-os a expor suas opiniões, pensamentos e sentimentos. Após a implementação da sequência didática, os alunos demonstraram um maior entendimento sobre o que era uma personalidade e com quais se identificavam, reforçando a importância desse tópico em sala de aula. Ainda, foi possível reforçar a importância do Residência Pedagógica enquanto possibilitador do encontro entre teoria e prática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.