Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PERCEPÇÕES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO E O ENSINO PÓS PANDEMIA DE ALUNOS DE TERCEIRO ANO DA E. E. DO PARQUE SÃO JORGE: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103524
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1004
    "inscrito_id" => 6432
    "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO E O ENSINO PÓS PANDEMIA DE ALUNOS DE TERCEIRO ANO DA E. E. DO PARQUE SÃO JORGE: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente texto aborda um relato de experiência vivenciado por graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Residência Pedagógica. Esse relato tem como objetivo trazer reflexões sobre o cenário atual da educação no Brasil, levando em consideração um contexto após a pandemia de COVID-19 e a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas do país. Como metodologia foi aplicado um questionário para alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual do Parque São Jorge em Uberlândia - MG e com base nas respostas pôde-se constatar que eles estão insatisfeitos com as condições de ensino atuais. O texto argumenta que as decisões pertinentes à educação tomadas por aqueles que não vivenciam dela, assim como as más condições de trabalho dos professores, impactam na educação dos estudantes, bem como em seu psicológico. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a experiência de estar em sala de aula proporcionada pela Residência Pedagógica motiva aqueles que se identificam com a profissão a continuarem na luta por melhores condições de ensino e bem estar dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6432_TB1004_20112023160135.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DE AGUIAR PERIN"
    "autor_nome_curto" => "Ana Beatriz"
    "autor_email" => "aninha.perin@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103524
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1004
    "inscrito_id" => 6432
    "titulo" => "PERCEPÇÕES SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO E O ENSINO PÓS PANDEMIA DE ALUNOS DE TERCEIRO ANO DA E. E. DO PARQUE SÃO JORGE: UMA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O presente texto aborda um relato de experiência vivenciado por graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Residência Pedagógica. Esse relato tem como objetivo trazer reflexões sobre o cenário atual da educação no Brasil, levando em consideração um contexto após a pandemia de COVID-19 e a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas do país. Como metodologia foi aplicado um questionário para alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual do Parque São Jorge em Uberlândia - MG e com base nas respostas pôde-se constatar que eles estão insatisfeitos com as condições de ensino atuais. O texto argumenta que as decisões pertinentes à educação tomadas por aqueles que não vivenciam dela, assim como as más condições de trabalho dos professores, impactam na educação dos estudantes, bem como em seu psicológico. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a experiência de estar em sala de aula proporcionada pela Residência Pedagógica motiva aqueles que se identificam com a profissão a continuarem na luta por melhores condições de ensino e bem estar dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6432_TB1004_20112023160135.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA BEATRIZ DE AGUIAR PERIN"
    "autor_nome_curto" => "Ana Beatriz"
    "autor_email" => "aninha.perin@ufu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA (UFU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente texto aborda um relato de experiência vivenciado por graduandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia no Programa de Residência Pedagógica. Esse relato tem como objetivo trazer reflexões sobre o cenário atual da educação no Brasil, levando em consideração um contexto após a pandemia de COVID-19 e a implementação do Novo Ensino Médio nas escolas públicas do país. Como metodologia foi aplicado um questionário para alunos do terceiro ano do ensino médio da Escola Estadual do Parque São Jorge em Uberlândia - MG e com base nas respostas pôde-se constatar que eles estão insatisfeitos com as condições de ensino atuais. O texto argumenta que as decisões pertinentes à educação tomadas por aqueles que não vivenciam dela, assim como as más condições de trabalho dos professores, impactam na educação dos estudantes, bem como em seu psicológico. Conclui-se que, apesar das dificuldades, a experiência de estar em sala de aula proporcionada pela Residência Pedagógica motiva aqueles que se identificam com a profissão a continuarem na luta por melhores condições de ensino e bem estar dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.