Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PNLD 2024: PROCESSO DE ANÁLISE E ESCOLHA E A FORMAÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104264
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1861
    "inscrito_id" => 4696
    "titulo" => "LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PNLD 2024: PROCESSO DE ANÁLISE E ESCOLHA E A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A análise das coleções de livros didáticos de Ciências, do PNLD 2024 – Obras Didáticas, para escolha na escola-campo do Programa de Residência Pedagógica, ocorreu ao longo do mês de agosto de 2023. Assim, para a análise dos livros, os professores residentes e professores preceptores estabeleceram critérios a serem tomados como referência para julgar e classificar os três melhores materiais para o ensino de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. Consideramos que o percurso metodológico se caracterizou como uma pesquisa documental, com análise quali-quantitativa, a qual além de notas atribuídas aos critérios, contou com debates sobre as coleções didáticas previamente avaliadas e aprovadas pelo Ministério da Educação. Aspectos como interdisciplinaridade, conteúdo científico e cotidiano, foram pontos analisados com mais criticidade, visto a importância de um ensino significativo ao estudante. Ao final da investigação, que resultou na indicação das opções de escolha, os avaliadores construíram uma tabela comparativa com as notas atribuídas às coleções didáticas, direcionando a escolha das três melhores visto a avaliação detalhada das obras realizada pelos professores de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4696_TB1861_20112023191102.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "Maria Carolina"
    "autor_email" => "macarolmachado06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104264
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1861
    "inscrito_id" => 4696
    "titulo" => "LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS PNLD 2024: PROCESSO DE ANÁLISE E ESCOLHA E A FORMAÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A análise das coleções de livros didáticos de Ciências, do PNLD 2024 – Obras Didáticas, para escolha na escola-campo do Programa de Residência Pedagógica, ocorreu ao longo do mês de agosto de 2023. Assim, para a análise dos livros, os professores residentes e professores preceptores estabeleceram critérios a serem tomados como referência para julgar e classificar os três melhores materiais para o ensino de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. Consideramos que o percurso metodológico se caracterizou como uma pesquisa documental, com análise quali-quantitativa, a qual além de notas atribuídas aos critérios, contou com debates sobre as coleções didáticas previamente avaliadas e aprovadas pelo Ministério da Educação. Aspectos como interdisciplinaridade, conteúdo científico e cotidiano, foram pontos analisados com mais criticidade, visto a importância de um ensino significativo ao estudante. Ao final da investigação, que resultou na indicação das opções de escolha, os avaliadores construíram uma tabela comparativa com as notas atribuídas às coleções didáticas, direcionando a escolha das três melhores visto a avaliação detalhada das obras realizada pelos professores de ciências e biologia."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4696_TB1861_20112023191102.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CAROLINA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "Maria Carolina"
    "autor_email" => "macarolmachado06@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

A análise das coleções de livros didáticos de Ciências, do PNLD 2024 – Obras Didáticas, para escolha na escola-campo do Programa de Residência Pedagógica, ocorreu ao longo do mês de agosto de 2023. Assim, para a análise dos livros, os professores residentes e professores preceptores estabeleceram critérios a serem tomados como referência para julgar e classificar os três melhores materiais para o ensino de Ciências dos anos finais do ensino fundamental. Consideramos que o percurso metodológico se caracterizou como uma pesquisa documental, com análise quali-quantitativa, a qual além de notas atribuídas aos critérios, contou com debates sobre as coleções didáticas previamente avaliadas e aprovadas pelo Ministério da Educação. Aspectos como interdisciplinaridade, conteúdo científico e cotidiano, foram pontos analisados com mais criticidade, visto a importância de um ensino significativo ao estudante. Ao final da investigação, que resultou na indicação das opções de escolha, os avaliadores construíram uma tabela comparativa com as notas atribuídas às coleções didáticas, direcionando a escolha das três melhores visto a avaliação detalhada das obras realizada pelos professores de ciências e biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.