Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EXPLORANDO EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103910
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1462
    "inscrito_id" => 4643
    "titulo" => "EXPLORANDO EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS"
    "resumo" => "Este resumo expandido se propõe a explorar a jornada de três discentes durante o Módulo I desse programa, na EMEF Professora Dalila Leão, localizada na cidade de Cametá, Pará. Ao longo deste relato, o foco recai sobre a valorização e relevância do Programa de Residência Pedagógica na trajetória acadêmica dos residentes, evidenciando não apenas sua contribuição teórica e prática, mas também os impactos profundos e marcantes nas esferas humana e profissional. A coleta de dados realizada por meio de investigações e observações durante as aulas permitiu uma peculiaridade genuína nas realidades da sala de aula regular. Essa abordagem enriqueceu a compreensão dos residentes sobre a dinâmica pedagógica, ao mesmo tempo, proporcionou a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em contextos práticos, solidificando a conexão entre teoria e prática tão vital na formação educacional. Ao longo deste resumo expandido, serão exploradas as contribuições substanciais do Programa Residência Pedagógica no enriquecimento da perspectiva profissional dos residentes. Em resumo, este relato busca não apenas enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica como pilar da formação acadêmica, mas também compartilhar as lições valiosas e as epifanias educacionais que moldaram nossa jornada. Ao explorar a interseção entre teoria e prática, entre desafios e resultados, espera-se que este resumo expandido contribua para a compreensão da vitalidade e complexidade da educação, ao mesmo tempo em que celebra o potencial do Programa Residência Pedagógica na construção de educadores capacitados e comprometidos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4643_TB1462_13092023173855.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN ALFAIA MELO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN MELO"
    "autor_email" => "melohellen22@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103910
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1462
    "inscrito_id" => 4643
    "titulo" => "EXPLORANDO EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UM RELATO DE FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS"
    "resumo" => "Este resumo expandido se propõe a explorar a jornada de três discentes durante o Módulo I desse programa, na EMEF Professora Dalila Leão, localizada na cidade de Cametá, Pará. Ao longo deste relato, o foco recai sobre a valorização e relevância do Programa de Residência Pedagógica na trajetória acadêmica dos residentes, evidenciando não apenas sua contribuição teórica e prática, mas também os impactos profundos e marcantes nas esferas humana e profissional. A coleta de dados realizada por meio de investigações e observações durante as aulas permitiu uma peculiaridade genuína nas realidades da sala de aula regular. Essa abordagem enriqueceu a compreensão dos residentes sobre a dinâmica pedagógica, ao mesmo tempo, proporcionou a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em contextos práticos, solidificando a conexão entre teoria e prática tão vital na formação educacional. Ao longo deste resumo expandido, serão exploradas as contribuições substanciais do Programa Residência Pedagógica no enriquecimento da perspectiva profissional dos residentes. Em resumo, este relato busca não apenas enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica como pilar da formação acadêmica, mas também compartilhar as lições valiosas e as epifanias educacionais que moldaram nossa jornada. Ao explorar a interseção entre teoria e prática, entre desafios e resultados, espera-se que este resumo expandido contribua para a compreensão da vitalidade e complexidade da educação, ao mesmo tempo em que celebra o potencial do Programa Residência Pedagógica na construção de educadores capacitados e comprometidos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4643_TB1462_13092023173855.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELLEN ALFAIA MELO"
    "autor_nome_curto" => "HELLEN MELO"
    "autor_email" => "melohellen22@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este resumo expandido se propõe a explorar a jornada de três discentes durante o Módulo I desse programa, na EMEF Professora Dalila Leão, localizada na cidade de Cametá, Pará. Ao longo deste relato, o foco recai sobre a valorização e relevância do Programa de Residência Pedagógica na trajetória acadêmica dos residentes, evidenciando não apenas sua contribuição teórica e prática, mas também os impactos profundos e marcantes nas esferas humana e profissional. A coleta de dados realizada por meio de investigações e observações durante as aulas permitiu uma peculiaridade genuína nas realidades da sala de aula regular. Essa abordagem enriqueceu a compreensão dos residentes sobre a dinâmica pedagógica, ao mesmo tempo, proporcionou a oportunidade de aplicar conceitos teóricos em contextos práticos, solidificando a conexão entre teoria e prática tão vital na formação educacional. Ao longo deste resumo expandido, serão exploradas as contribuições substanciais do Programa Residência Pedagógica no enriquecimento da perspectiva profissional dos residentes. Em resumo, este relato busca não apenas enfatizar a importância do Programa de Residência Pedagógica como pilar da formação acadêmica, mas também compartilhar as lições valiosas e as epifanias educacionais que moldaram nossa jornada. Ao explorar a interseção entre teoria e prática, entre desafios e resultados, espera-se que este resumo expandido contribua para a compreensão da vitalidade e complexidade da educação, ao mesmo tempo em que celebra o potencial do Programa Residência Pedagógica na construção de educadores capacitados e comprometidos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.