Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: UMA ABORDAGEM SÓCIO-HISTÓRICA

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Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este artigo objetiva apresentar experiência sobre uma prática pedagógica no contexto da alfabetização desenvolvida através de sequência didática vivenciada pelas residentes participantes do Programa de Residência Pedagógica (PRP) do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), com alunos de uma turma do 1º ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de ensino. Constitui-se como um relato de abordagem qualitativa com enfoque sócio-histórico e utiliza como técnica de produção de dados a observação participante, com registros iconográficos e gravações em vídeo. O trabalho desenvolvido é pautado na abordagem bakhtiniana de linguagem com vista à conquista da apropriação da linguagem escrita. Toma como base o conceito de alfabetização de Gontijo (2013), pois acredita na formação do sujeito crítico, criativo e inventivo. Finaliza defendendo que o desenvolvimento do trabalho integrado, do planejamento à realização das atividades, pensadas a partir das necessidades das crianças, possibilita a participação ativa e a vivência de experiências que levam ao aprendizado significativo, tornando os alunos protagonistas e participantes do despertar do conhecimento das letras e a motivação para explorar o mundo da leitura e da escrita.

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