Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES INCLUSIVAS: RELATOS DE PIBIDIANOS DE GEOGRAFIA DA UFJF

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 102977
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 357
    "inscrito_id" => 1852
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES INCLUSIVAS: RELATOS DE PIBIDIANOS DE GEOGRAFIA DA UFJF"
    "resumo" => "O presente estudo enseja discutir sobre os desafios enfrentados por professores de Geografia em formação, ao serem submetidos a pensar em atividades que incluam alunos com deficiência. Nesta perspectiva, o trabalho é norteado pela seguinte questão: Quais são os desafios enfrentados por pibidianos na promoção de atividades inclusivas para alunos com deficiência? Objetiva-se com esse artigo, portanto, identificar esses desafios tanto no ambiente escolar, como no âmbito acadêmico, no que tange a formação inicial de professores. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 22 bolsistas do Pibid de Geografia da UFJF. Os dados coletados junto aos bolsistas do PIBID de Geografia, indicaram que as escolas devem possuir uma boa infraestrutura para receber de forma adequada os alunos com deficiência, adotando políticas e práticas que garantam o processo de ensino e aprendizagem a todos os alunos. Os resultados indicaram ainda, a necessidade de a formação inicial trabalhar de forma mais contundente a questão da inclusão, para que os futuros professores sejam capazes de pensar em metodologias e atividades que possam incluir os alunos com deficiência, o que se configura um desafio a ser enfrentado durante a docência."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1852_TB357_19112023111417.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE CHAGAS MUZY"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "lilianemuzy12@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 102977
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 357
    "inscrito_id" => 1852
    "titulo" => "OS DESAFIOS NA CONSTRUÇÃO DE ATIVIDADES INCLUSIVAS: RELATOS DE PIBIDIANOS DE GEOGRAFIA DA UFJF"
    "resumo" => "O presente estudo enseja discutir sobre os desafios enfrentados por professores de Geografia em formação, ao serem submetidos a pensar em atividades que incluam alunos com deficiência. Nesta perspectiva, o trabalho é norteado pela seguinte questão: Quais são os desafios enfrentados por pibidianos na promoção de atividades inclusivas para alunos com deficiência? Objetiva-se com esse artigo, portanto, identificar esses desafios tanto no ambiente escolar, como no âmbito acadêmico, no que tange a formação inicial de professores. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 22 bolsistas do Pibid de Geografia da UFJF. Os dados coletados junto aos bolsistas do PIBID de Geografia, indicaram que as escolas devem possuir uma boa infraestrutura para receber de forma adequada os alunos com deficiência, adotando políticas e práticas que garantam o processo de ensino e aprendizagem a todos os alunos. Os resultados indicaram ainda, a necessidade de a formação inicial trabalhar de forma mais contundente a questão da inclusão, para que os futuros professores sejam capazes de pensar em metodologias e atividades que possam incluir os alunos com deficiência, o que se configura um desafio a ser enfrentado durante a docência."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID1852_TB357_19112023111417.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:08"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE CHAGAS MUZY"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE"
    "autor_email" => "lilianemuzy12@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA (UFJF)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O presente estudo enseja discutir sobre os desafios enfrentados por professores de Geografia em formação, ao serem submetidos a pensar em atividades que incluam alunos com deficiência. Nesta perspectiva, o trabalho é norteado pela seguinte questão: Quais são os desafios enfrentados por pibidianos na promoção de atividades inclusivas para alunos com deficiência? Objetiva-se com esse artigo, portanto, identificar esses desafios tanto no ambiente escolar, como no âmbito acadêmico, no que tange a formação inicial de professores. Para tanto, foi realizada uma entrevista semiestruturada com 22 bolsistas do Pibid de Geografia da UFJF. Os dados coletados junto aos bolsistas do PIBID de Geografia, indicaram que as escolas devem possuir uma boa infraestrutura para receber de forma adequada os alunos com deficiência, adotando políticas e práticas que garantam o processo de ensino e aprendizagem a todos os alunos. Os resultados indicaram ainda, a necessidade de a formação inicial trabalhar de forma mais contundente a questão da inclusão, para que os futuros professores sejam capazes de pensar em metodologias e atividades que possam incluir os alunos com deficiência, o que se configura um desafio a ser enfrentado durante a docência.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.