Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

PROJETO CLUBE DO LIVRO: SOCIALIZAR E REFLETIR, UMA ABORDAGEM DAS POSSIBILIDADES DA LITERATURA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104962
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2642
    "inscrito_id" => 9719
    "titulo" => "PROJETO CLUBE DO LIVRO: SOCIALIZAR E REFLETIR, UMA ABORDAGEM DAS POSSIBILIDADES DA LITERATURA"
    "resumo" => "Este texto se refere aos resultados de um projeto de leitura, desenvolvido durante a permanência no PIBID, com alunos do 7° ano da rede estadual de ensino, utilizamos como base literária e metodológica o livro As fabulosas fábulas, de Kaká Werá Jecupé. Os objetivos foram : incentivo do hábito de leitura, apresentação da Literatura indigena, ampliar os conhecimentos acerca do gênero conto, conto etiológico, Literatura indígena. Desenvolveu-se o projeto de leitura em dois encontros semanais, duas horas por encontro, por meio de leitura coletiva com o uso de projetor, atividades de fixação e por fim, escrita literária e elaboração de um livro, contento narrativas envolvendo a cultura indígena e o meio ambiente. A Literatura não deveria findar na interpretação, na escola ela costuma ser trabalhada somente superficialmente, portanto, tendo isto em vista, os resultados vieram, além da reflexão em atividades também vieram por meio da escrita literária por parte dos alunos, produzimos um livro, escrito e ilustrado por eles. A Literatura vai além da leitura, o hábito da leitura somado a iniciação na escrita literária possibilitou uma reflexão e apropriação em maior escala, assim o leitor compreende o valor da Literatura, apreciando e produzindo arte, recebendo e transmitindo conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9719_TB2642_15112023000651.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON"
    "autor_email" => "edsonvdasilva@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104962
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2642
    "inscrito_id" => 9719
    "titulo" => "PROJETO CLUBE DO LIVRO: SOCIALIZAR E REFLETIR, UMA ABORDAGEM DAS POSSIBILIDADES DA LITERATURA"
    "resumo" => "Este texto se refere aos resultados de um projeto de leitura, desenvolvido durante a permanência no PIBID, com alunos do 7° ano da rede estadual de ensino, utilizamos como base literária e metodológica o livro As fabulosas fábulas, de Kaká Werá Jecupé. Os objetivos foram : incentivo do hábito de leitura, apresentação da Literatura indigena, ampliar os conhecimentos acerca do gênero conto, conto etiológico, Literatura indígena. Desenvolveu-se o projeto de leitura em dois encontros semanais, duas horas por encontro, por meio de leitura coletiva com o uso de projetor, atividades de fixação e por fim, escrita literária e elaboração de um livro, contento narrativas envolvendo a cultura indígena e o meio ambiente. A Literatura não deveria findar na interpretação, na escola ela costuma ser trabalhada somente superficialmente, portanto, tendo isto em vista, os resultados vieram, além da reflexão em atividades também vieram por meio da escrita literária por parte dos alunos, produzimos um livro, escrito e ilustrado por eles. A Literatura vai além da leitura, o hábito da leitura somado a iniciação na escrita literária possibilitou uma reflexão e apropriação em maior escala, assim o leitor compreende o valor da Literatura, apreciando e produzindo arte, recebendo e transmitindo conhecimento."
    "modalidade" => "Comunicação Científica"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID9719_TB2642_15112023000651.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDSON VIEIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "EDSON"
    "autor_email" => "edsonvdasilva@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este texto se refere aos resultados de um projeto de leitura, desenvolvido durante a permanência no PIBID, com alunos do 7° ano da rede estadual de ensino, utilizamos como base literária e metodológica o livro As fabulosas fábulas, de Kaká Werá Jecupé. Os objetivos foram : incentivo do hábito de leitura, apresentação da Literatura indigena, ampliar os conhecimentos acerca do gênero conto, conto etiológico, Literatura indígena. Desenvolveu-se o projeto de leitura em dois encontros semanais, duas horas por encontro, por meio de leitura coletiva com o uso de projetor, atividades de fixação e por fim, escrita literária e elaboração de um livro, contento narrativas envolvendo a cultura indígena e o meio ambiente. A Literatura não deveria findar na interpretação, na escola ela costuma ser trabalhada somente superficialmente, portanto, tendo isto em vista, os resultados vieram, além da reflexão em atividades também vieram por meio da escrita literária por parte dos alunos, produzimos um livro, escrito e ilustrado por eles. A Literatura vai além da leitura, o hábito da leitura somado a iniciação na escrita literária possibilitou uma reflexão e apropriação em maior escala, assim o leitor compreende o valor da Literatura, apreciando e produzindo arte, recebendo e transmitindo conhecimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.