Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM COM LITERATURA: A ABORDAGEM DO PROJETO “ADOTE UM LIVRO” NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104811
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2476
    "inscrito_id" => 9207
    "titulo" => "TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM COM LITERATURA: A ABORDAGEM DO PROJETO “ADOTE UM LIVRO” NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Os livros têm a capacidade de incitar o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, sociabilidade e senso crítico nas crianças. Eles despertam a imaginação, que por sua vez é fundamental para o crescimento saudável. O projeto "Adote um Livro" surgiu a partir da iniciativa de um grupo de Licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, que identificaram as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita. O projeto tem como objetivo despertar o interesse pela leitura, estimular as capacidades cognitivas e criativas dos alunos e, assim, promover o desenvolvimento do vocabulário e facilitar a produção oral e escrita, com ênfase nas Ciências. Este estudo adota uma abordagem de natureza qualitativa e descritiva. Semanalmente, os alunos eram responsáveis por eleger o livro que gostariam de ler, concedendo aos alunos uma semana para concluir a leitura. Na semana subsequente, três estudantes eram sorteados para compartilhar suas percepções a respeito do livro que haviam lido. Pôde se observar que devido a escolha de livros de literatura infantil, com conteúdos relacionados às Ciências Biológicas, houve um papel crucial na melhoria da leitura e da compreensão textual. Os alunos não apenas aumentaram seu vocabulário, mas também desenvolveram uma maior capacidade de assimilar informações complexas e de expressá-las de maneira coerente. Revelou também, uma transformação notável nas habilidades de leitura, interpretação de texto e pensamento crítico–, além de aumentar sua confiança e habilidades de comunicação"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9207_TB2476_20112023232035.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELGA GERMANA DE SOUSA RIBEIRO SOUSA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "HELGA GERMANA D"
    "autor_email" => "germana.rccjovem@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104811
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 2476
    "inscrito_id" => 9207
    "titulo" => "TRANSFORMANDO A APRENDIZAGEM COM LITERATURA: A ABORDAGEM DO PROJETO “ADOTE UM LIVRO” NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "Os livros têm a capacidade de incitar o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, sociabilidade e senso crítico nas crianças. Eles despertam a imaginação, que por sua vez é fundamental para o crescimento saudável. O projeto "Adote um Livro" surgiu a partir da iniciativa de um grupo de Licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, que identificaram as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita. O projeto tem como objetivo despertar o interesse pela leitura, estimular as capacidades cognitivas e criativas dos alunos e, assim, promover o desenvolvimento do vocabulário e facilitar a produção oral e escrita, com ênfase nas Ciências. Este estudo adota uma abordagem de natureza qualitativa e descritiva. Semanalmente, os alunos eram responsáveis por eleger o livro que gostariam de ler, concedendo aos alunos uma semana para concluir a leitura. Na semana subsequente, três estudantes eram sorteados para compartilhar suas percepções a respeito do livro que haviam lido. Pôde se observar que devido a escolha de livros de literatura infantil, com conteúdos relacionados às Ciências Biológicas, houve um papel crucial na melhoria da leitura e da compreensão textual. Os alunos não apenas aumentaram seu vocabulário, mas também desenvolveram uma maior capacidade de assimilar informações complexas e de expressá-las de maneira coerente. Revelou também, uma transformação notável nas habilidades de leitura, interpretação de texto e pensamento crítico–, além de aumentar sua confiança e habilidades de comunicação"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9207_TB2476_20112023232035.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HELGA GERMANA DE SOUSA RIBEIRO SOUSA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "HELGA GERMANA D"
    "autor_email" => "germana.rccjovem@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Os livros têm a capacidade de incitar o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade, sociabilidade e senso crítico nas crianças. Eles despertam a imaginação, que por sua vez é fundamental para o crescimento saudável. O projeto "Adote um Livro" surgiu a partir da iniciativa de um grupo de Licenciandos participantes do Programa Residência Pedagógica (PRP), Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, que identificaram as dificuldades dos alunos em relação à leitura e escrita. O projeto tem como objetivo despertar o interesse pela leitura, estimular as capacidades cognitivas e criativas dos alunos e, assim, promover o desenvolvimento do vocabulário e facilitar a produção oral e escrita, com ênfase nas Ciências. Este estudo adota uma abordagem de natureza qualitativa e descritiva. Semanalmente, os alunos eram responsáveis por eleger o livro que gostariam de ler, concedendo aos alunos uma semana para concluir a leitura. Na semana subsequente, três estudantes eram sorteados para compartilhar suas percepções a respeito do livro que haviam lido. Pôde se observar que devido a escolha de livros de literatura infantil, com conteúdos relacionados às Ciências Biológicas, houve um papel crucial na melhoria da leitura e da compreensão textual. Os alunos não apenas aumentaram seu vocabulário, mas também desenvolveram uma maior capacidade de assimilar informações complexas e de expressá-las de maneira coerente. Revelou também, uma transformação notável nas habilidades de leitura, interpretação de texto e pensamento crítico–, além de aumentar sua confiança e habilidades de comunicação

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.