No contexto da sustentabilidade, a compostagem e o reaproveitamento de alimentos surgem como estratégias para reduzir o impacto ambiental causado pelo consumo excessivo. O objetivo deste trabalho foi conscientizar discentes de cursos técnico integrado ao ensino médio da Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará, na cidade de Santarém, sobre os resíduos gerados pelo consumo diário e propor ações para diminuir esse impacto. Em uma primeira etapa, a metodologia consistiu em que os alunos quantificassem os materiais descartados em um dia regular, classificando-os em recicláveis e não recicláveis, avaliando a utilidade das embalagens dos produtos e quantificando os resíduos de materiais descartáveis utilizados pelas suas famílias. A discussão abordou soluções para reduzir o uso de materiais descartáveis e destinar corretamente os resíduos orgânicos. Duas estratégias foram apresentadas: compostagem caseira e reaproveitamento de alimentos. Para a compostagem caseira, foram fornecidas instruções do “passo a passo” para sua construção. Os materiais utilizados foram: baldes de plástico, torneira, meia calça de nylon e minhocas. Foram indicados os materiais a serem colocados na composteira, como restos de frutas e verduras, borra de café, papelão, entre outros. Também se destacaram aqueles que deveriam ser evitados. O uso e abastecimento adequados da composteira também foram explicados. O adubo resultante da compostagem pôde ser utilizado no sistema agroecológico existente na própria instituição. O reaproveitamento de alimentos foi exemplificado em uma oficina para a confecção de receitas como “bolinho de talo de brócolis” e “bife de casca de banana”. Ao reaproveitar alimentos, que normalmente seriam descartados, evitou-se o desperdício. Essas práticas simples e acessíveis contribuíram para a sensibilização dos discentes sobre a importância da redução do impacto ambiental causado pelo consumo, incentivando a reflexão sobre hábitos cotidianos e a adoção de medidas sustentáveis.