MACEDO, Aluska Gomes De et al.. . Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/96019>. Acesso em: 22/11/2024 15:58
A educação consiste num movimento dialógico, que implica em um processo constante de troca de conhecimentos e de busca pela transformação da realidade, através dessa relação mútua – entre o eu e o outro, tanto nessa relação social, quanto ação-reflexão. Nesse contexto, a partir da reflexão oriunda de uma fala dessa experiência escolar: “Escola é problema, né?” Este trabalho é um fragmento do relatório de estágio em Psicologia desenvolvido numa Escola Cidadã Integral localizada no município de Campina Grande - PB. O estágio tinha como objetivo apresentar o campo de atuação do psicólogo no ambiente escolar aos discentes estagiários, com o propósito de desenvolver competências, habilidades e atitudes por meio do dispositivo psicanalítico da conversação. Para o desenvolvimento das atividades no ambiente escolar, foi necessário, em um primeiro momento, tomar a escola como sendo o “Outro social”, e a partir disso perceber como cada um (aluno, professor, pais, gestores e técnicos) faz laço com a Instituição de Ensino, afim de localizarmos os impasses, as queixas e os nomes do mal-estar no espaço escolar. Diante dos impasses usamos das conversações para recolher as possíveis soluções a partir da escuta psicológica respaldada pela psicanálise lacaniana, reconhecendo os pontos possíveis e impossíveis de cada um. Utilizamos como referencial metodológico a relação entre pedagogia e psicanálise, com destaque para a importância da linguagem e do simbólico dentro da instituição escolar.