Atualmente, é notório um crescente número de casos de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT’s). Isso ocorre principalmente pelo aumento do consumo de alimentos ricos em calorias, com alto teor de sódio, gorduras, açúcares e aditivos químicos, que vem se tornando um padrão alimentar comum na população brasileira, mais prevalente na população de menor poder aquisitivo. Nesse aspecto, objetivou-se em promover a compreensão do processo de Nutrição como meio preventivo de DCNT’s para 3 turmas de 1º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Raimundo Soares da Cunha, da Rede Pública Estadual de Imperatriz – MA. Para tanto, foram aplicados dois questionários (prognóstico e diagnóstico). E, realizadas práticas de mensuração do estado fisiológico dos alunos, isto é: glicemia, altura, peso, Índice de Massa Corporal (IMC), Índice do Estado Nutricional e Taxa Metabólica Basal. Ao final, foram ministradas palestras educativas a fim de ampliar os conhecimentos sobre alimentação saudável através de rodas de conversas com os alunos. Dos resultados obtidos, notou-se uma alta prevalência do índice de magreza decorrente ao cálculo do IMC, que pode estar associada as condições de vulnerabilidade socioeconômica, pois com base nos dados dos questionários, observou-se que a maioria desses estudantes realizavam menos de três refeições diárias. Outro fator de destaque foi a baixa glicemia apresentada pela maioria dos submetidos ao teste. Ademais, os discentes desconheciam os termos básicos referentes a temática, como: DCNT’s, a diferença entre alimentação e nutrição, por exemplo. Com os resultados obtidos a partir dos dados dos questionários foi possível validar a abordagem metodológica aqui utilizada. Logo, é imprescindível que a Rede Pública de Ensino aborde com maior precisão os assuntos relacionados a nutrição, bem como sua relação para com a saúde pública, posto que, principalmente em zonas periféricas nota-se uma precariedade no que tange a qualidade de vida nos seus diferentes aspectos.