UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121851 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6557 "inscrito_id" => 5533 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "No Ensino de Ciências, particularmente no Ensino de Física, é consenso entre a maioria do professorado que a experimentação é uma ferramenta fundamental para o ensino da disciplina. No entanto, mesmo sendo consideradas de grande relevância, muitas das atividades pedagógicas envolvendo aspectos experimentais normalmente não permeiam o ambiente escolar, restringindo-se a atividades ocaionais, como feiras de ciências semestrais ou anuais. É necessário, portanto, buscar estratégias que permitam os alunos de Ciências da Natureza participem de atividades experimentais durante os conteúdos escolares, a fim de desenvolver neles o saber e o fazer científico. Com base neste pressuposto, este trabalho avaliou o uso de práticas experimentais relacionadas à dilatação térmica dos sólidos com vistas à promoção de uma aprendizagem significativa, na perspectiva de Ausubel. Foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática baseada na Pedagogia dos Três Momentos Pedagógicos, junto a turmas do 2º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Piauí - Campus São Raimundo Nonato. A pesquisa teve caráter quali-quantitativo, com intenção de obter uma expressão positiva quanto ao uso de práticas experimentais como ferramenta de ensino, e não deixando de salientar que na análise dos dados a pesquisa assume um caráter quantitativo. Inicialmente aplicou-se um questionário para avaliar o desenvolvimento prévio dos discentes acerca do conteúdo que iria ser abordado. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas relativas à dilatação térmica e, após isto, foi apresentado aos alunos a parte prática por meio de três experimentos de baixo custo. Por fim, reaplicou-se o mesmo questionário do início com intuito de analisar a evolução dos alunos diante da metodologia de ensino utilizada. Com base na análise de dados gerados por meio dos questionários, observou-se um aumento significativo na aprendizagem dos alunos mediante à aplicação da sequência didática proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "687100488207a_11072025091504.pdf" "created_at" => "2025-07-11 09:15:04" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YSMAILYN SIQUEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "Prof. Siqueira" "autor_email" => "ysmailyn.siqueira@univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121851 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6557 "inscrito_id" => 5533 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS DE BAIXO CUSTO SOBRE DILATAÇÃO TÉRMICA DOS SÓLIDOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "No Ensino de Ciências, particularmente no Ensino de Física, é consenso entre a maioria do professorado que a experimentação é uma ferramenta fundamental para o ensino da disciplina. No entanto, mesmo sendo consideradas de grande relevância, muitas das atividades pedagógicas envolvendo aspectos experimentais normalmente não permeiam o ambiente escolar, restringindo-se a atividades ocaionais, como feiras de ciências semestrais ou anuais. É necessário, portanto, buscar estratégias que permitam os alunos de Ciências da Natureza participem de atividades experimentais durante os conteúdos escolares, a fim de desenvolver neles o saber e o fazer científico. Com base neste pressuposto, este trabalho avaliou o uso de práticas experimentais relacionadas à dilatação térmica dos sólidos com vistas à promoção de uma aprendizagem significativa, na perspectiva de Ausubel. Foi elaborada e desenvolvida uma sequência didática baseada na Pedagogia dos Três Momentos Pedagógicos, junto a turmas do 2º Ano do Ensino Médio do Instituto Federal do Piauí - Campus São Raimundo Nonato. A pesquisa teve caráter quali-quantitativo, com intenção de obter uma expressão positiva quanto ao uso de práticas experimentais como ferramenta de ensino, e não deixando de salientar que na análise dos dados a pesquisa assume um caráter quantitativo. Inicialmente aplicou-se um questionário para avaliar o desenvolvimento prévio dos discentes acerca do conteúdo que iria ser abordado. Em seguida, explicou-se os tipos, as características e algumas aplicações práticas relativas à dilatação térmica e, após isto, foi apresentado aos alunos a parte prática por meio de três experimentos de baixo custo. Por fim, reaplicou-se o mesmo questionário do início com intuito de analisar a evolução dos alunos diante da metodologia de ensino utilizada. Com base na análise de dados gerados por meio dos questionários, observou-se um aumento significativo na aprendizagem dos alunos mediante à aplicação da sequência didática proposta." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ENSINO DE FÍSICA, EXPERIMENTAÇÃO DE BAIXO CUSTO, SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "687100488207a_11072025091504.pdf" "created_at" => "2025-07-11 09:15:04" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "YSMAILYN SIQUEIRA COSTA" "autor_nome_curto" => "Prof. Siqueira" "autor_email" => "ysmailyn.siqueira@univasf.edu.br" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO (UNIVASF)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }