A experimentação é considerada uma prática pedagógica de suma importância para a assimilação do conhecimento teórico aplicado no cotidiano e favorece a compreensão da integração entre a teoria e a prática.Na perspectiva de uma educação inovadora, foi elaborada uma intervenção pedagógica, cujo foco foi o uso da experimentação no desenvolvimento do estudo sobre a digestão dos lipídios no corpo humano, enfatizando a relação deste conteúdo com o cotidiano. O presente trabalho tem como objetivo relatar uma experiência didática, cuja intenção foi analisar se a atividade experimentalcontribui para o aprendizado dos conceitos de biologia. O trabalho foi desenvolvidocom alunos da Escola Estadual Dr. Hortênsiode Sousa Ribeiro em Campina Grande, PB. O público alvo foi representado por 26 alunos da turma do 1° ano B do ensino médio. A intervenção pedagógica aconteceu em três momentos, quais sejam: aplicação de pré-teste, realização da atividade experimental e aplicação do pós-teste. Verificou-se no pré-teste os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema e foi possível detectar que uma minoria respondeu corretamente. Para realizar a atividade experimentalfoi necessária a utilização de matériascomo óleo, água e detergente e tubos de ensaios que serviram para acomodar assubstâncias. Pretendeu-se, pois a observação das substâncias que se misturavam com o óleo. No pós-teste foi notório a evolução dos alunos na compreensão do tema e na elaboração das respostas de forma mais eficaz. Além, disso percebeu-se um nível satisfatório de acertos.Foi possível analisar que de fato o experimento proporcionou o entendimento dos alunos sobre os lipídios e sua relação com situações do cotidiano. Essa intervenção pedagógica instigou os alunos na construção de respostas coerentes e fundamentadas, sinalizando uma evolução na sua aprendizagem, e comprovando que o experimento, na perspectiva da articulação entre teoria e prática, pode auxiliar na compreensão dos conteúdos de Biologia,