IMPLICAÇÕES DO PROTAGONISMO E LIBERDADE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DA CRIANÇA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99790 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6776 "inscrito_id" => 16634 "titulo" => "IMPLICAÇÕES DO PROTAGONISMO E LIBERDADE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DA CRIANÇA" "resumo" => "Em pleno século XXI, considerando que vivemos em uma era de muito acesso à quantidade e qualidade de informações com baixo custo tendo como base os anos anteriores aos dois mil, ainda vemos a escola como única entidade de educação formal e que, entretanto ainda reproduz basicamente os mesmos modelos de ensino e aprendizagem fomentados desde as primeiras escolas instauradas no Brasil, que praticam métodos dissociados do contexto da vida em sociedade. E se levarmos em consideração uma observação sobre os modelos pedagógicos praticados na cidade de Campina Grande o horizonte se mostra ainda mais resumido. Buscamos ao longo do trabalho práticas alternativas no contexto da Educação Infantil que pudessem romper com a ideia de currículo pré-estabelecido e partimos para uma análise de uma perspectiva pedagógica que a criança assuma o papel de protagonista, observando e avaliando a prática de liberdade aplicada em uma escola de Pedagogia Montessoriana na cidade descrita, e quais as implicações sobre o desenvolvimento da coordenação motora fina no processo de aquisição da escrita. Tomaremos como referencial teórico autores clássicos como Piaget, Vygotsky e Paulo Freire, levando-se em consideração também as tomadas da Maria Montessori na Pedagogia Científica, partindo dos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro das perspectivas do livre brincar e do uso de materiais científicos no aprimoramento dos aspectos enfatizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16634_TB6776_10122023225410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA RANGEL ALVES" "autor_nome_curto" => "Rita Rangel" "autor_email" => "mentoriamontessoricg@gmai" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99790 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6776 "inscrito_id" => 16634 "titulo" => "IMPLICAÇÕES DO PROTAGONISMO E LIBERDADE SOBRE O DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO MOTORA DA CRIANÇA" "resumo" => "Em pleno século XXI, considerando que vivemos em uma era de muito acesso à quantidade e qualidade de informações com baixo custo tendo como base os anos anteriores aos dois mil, ainda vemos a escola como única entidade de educação formal e que, entretanto ainda reproduz basicamente os mesmos modelos de ensino e aprendizagem fomentados desde as primeiras escolas instauradas no Brasil, que praticam métodos dissociados do contexto da vida em sociedade. E se levarmos em consideração uma observação sobre os modelos pedagógicos praticados na cidade de Campina Grande o horizonte se mostra ainda mais resumido. Buscamos ao longo do trabalho práticas alternativas no contexto da Educação Infantil que pudessem romper com a ideia de currículo pré-estabelecido e partimos para uma análise de uma perspectiva pedagógica que a criança assuma o papel de protagonista, observando e avaliando a prática de liberdade aplicada em uma escola de Pedagogia Montessoriana na cidade descrita, e quais as implicações sobre o desenvolvimento da coordenação motora fina no processo de aquisição da escrita. Tomaremos como referencial teórico autores clássicos como Piaget, Vygotsky e Paulo Freire, levando-se em consideração também as tomadas da Maria Montessori na Pedagogia Científica, partindo dos eixos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dentro das perspectivas do livre brincar e do uso de materiais científicos no aprimoramento dos aspectos enfatizados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID16634_TB6776_10122023225410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RITA DE CÁSSIA RANGEL ALVES" "autor_nome_curto" => "Rita Rangel" "autor_email" => "mentoriamontessoricg@gmai" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }