FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS: PERCEPÇÕES SOBRE O RECONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO EM ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99757 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6733 "inscrito_id" => 3205 "titulo" => "FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS: PERCEPÇÕES SOBRE O RECONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO EM ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO" "resumo" => "Esta pesquisa trata da relação entre as famílias homoparentais e as escolas do Agreste Pernambucano. O trabalho parte das reflexões sobre gênero e sexualidade no pós-estruturalismo, principalmente a partir de Butler (2003), entendendo que essas questões são importantes para a formulação das compreensões sobre família. Utilizamos, a teoria do reconhecimento de Butler (2016; 2018; 2019) para analisar como se dão as relações com os corpos gays e lésbicos na sociedade e, especificamente na escola, quando estes/as a compõem, como famílias, esse espaço. O objetivo da pesquisa é compreender como as famílias homoparentais são reconhecidas e integradas nas escolas do Agreste Pernambucano. Em meio a um cenário de retrocessos, em constantes combates à “suposta ideologia de gênero”, incentivada pelo pânico moral. Debruçamo-nos, igualmente, sobre estudos no âmbito da educação para discutir as formas de promover quadros de reconhecibilidade subversivos a partir dos mecanismos de democratização da escola, que reforçam o caráter plural e democrático dela. O estudo traz as vozes, os olhares e as experiências de pais gays e mães lésbicas, membros de famílias homoparentais localizadas em três municípios do Agreste Pernambucano e que possuem filhos/as estudando em escolas dessas localidades. Além disso, trazemos as perspectivas das gestoras e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, para conhecermos os olhares das escolas sobre essas famílias e os trabalhos que desenvolvem para promover seu reconhecimento e integração. Nesse trabalho, utilizamos como recursos metodológicos: a estratégia da triangulação, as entrevistas semiestruturadas, as conversas, a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A pesquisa nos mostrou que as famílias homoparentais são marcadas por uma ambivalência no seu reconhecimento nas escolas do Agreste Pernambucano. São reconhecidas para o cumprimento das responsabilidades que lhes são atribuídas, mas não reconhecidas quando se trata da mesma visibilidade e representatividade que as demais famílias, especialmente a “tradicional”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3205_TB6733_09102023205344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANDERSON NOGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANDERSON" "autor_email" => "claudiandersonnogueira@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99757 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6733 "inscrito_id" => 3205 "titulo" => "FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS: PERCEPÇÕES SOBRE O RECONHECIMENTO E A INTEGRAÇÃO EM ESCOLAS DO AGRESTE PERNAMBUCANO" "resumo" => "Esta pesquisa trata da relação entre as famílias homoparentais e as escolas do Agreste Pernambucano. O trabalho parte das reflexões sobre gênero e sexualidade no pós-estruturalismo, principalmente a partir de Butler (2003), entendendo que essas questões são importantes para a formulação das compreensões sobre família. Utilizamos, a teoria do reconhecimento de Butler (2016; 2018; 2019) para analisar como se dão as relações com os corpos gays e lésbicos na sociedade e, especificamente na escola, quando estes/as a compõem, como famílias, esse espaço. O objetivo da pesquisa é compreender como as famílias homoparentais são reconhecidas e integradas nas escolas do Agreste Pernambucano. Em meio a um cenário de retrocessos, em constantes combates à “suposta ideologia de gênero”, incentivada pelo pânico moral. Debruçamo-nos, igualmente, sobre estudos no âmbito da educação para discutir as formas de promover quadros de reconhecibilidade subversivos a partir dos mecanismos de democratização da escola, que reforçam o caráter plural e democrático dela. O estudo traz as vozes, os olhares e as experiências de pais gays e mães lésbicas, membros de famílias homoparentais localizadas em três municípios do Agreste Pernambucano e que possuem filhos/as estudando em escolas dessas localidades. Além disso, trazemos as perspectivas das gestoras e análise dos Projetos Políticos Pedagógicos, para conhecermos os olhares das escolas sobre essas famílias e os trabalhos que desenvolvem para promover seu reconhecimento e integração. Nesse trabalho, utilizamos como recursos metodológicos: a estratégia da triangulação, as entrevistas semiestruturadas, as conversas, a pesquisa documental e a análise de conteúdo. A pesquisa nos mostrou que as famílias homoparentais são marcadas por uma ambivalência no seu reconhecimento nas escolas do Agreste Pernambucano. São reconhecidas para o cumprimento das responsabilidades que lhes são atribuídas, mas não reconhecidas quando se trata da mesma visibilidade e representatividade que as demais famílias, especialmente a “tradicional”." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, Sexualidade e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID3205_TB6733_09102023205344.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUDIANDERSON NOGUEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLAUDIANDERSON" "autor_email" => "claudiandersonnogueira@gm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }