Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A APRENDIZAGEM EM MICROBIOLOGIA MEDIADA PELO USO DA MODELIZAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 94800
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 6502
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM EM MICROBIOLOGIA MEDIADA PELO USO DA MODELIZAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino de temas relacionados à Microbiologia, especificamente sobre os vírus, apresenta desafios relacionados à natureza abstrata e microscópica dos conteúdos. Desta forma, surge a necessidade de implementar diferentes estratégias metodológicas e didáticas que estimulem nos estudantes a curiosidade, o fascínio e o interesse pelo mundo microbiano, além de proporcionar uma aprendizagem prática e integrativa. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo utilizar a modelização didática como ferramenta de aprendizagem sobre os vírus com escolares do ensino fundamental II. O presente estudo foi desenvolvido com 25 alunos do 7º ano de uma Escola Estadual, localizada em Taipu, Rio Grande do Norte. Para o seu desenvolvimento a turma foi dividida em 06 grupos (com até 04 componentes), onde foram realizadas: i) aulas dialógicas explorando as características, estrutura e morfologia, tipos reprodução e doenças ocasionadas pelos vírus; ii) aplicação de documentário sobre doenças virais; iii) elaboração de modelos de vírus e socialização dos produtos construídos. Os resultados observados partindo da elaboração dos modelos didáticos e socialização destes produtos, evidenciam que os alunos conseguiram compreender a estrutura e formas dos diversos tipos de vírus, bem como, discutir com os demais grupos sobre as principais doenças ocasionadas por estes. Assim, é possível afirmar que a modelização é uma ferramenta didática que potencializa a aprendizagem dos estudantes para os temas de microbiologia na educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65957654f0935_03012024115932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2024-01-03 11:59:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANILO DIAS"
    "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 94800
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 221
    "inscrito_id" => 6502
    "titulo" => "A APRENDIZAGEM EM MICROBIOLOGIA MEDIADA PELO USO DA MODELIZAÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O ensino de temas relacionados à Microbiologia, especificamente sobre os vírus, apresenta desafios relacionados à natureza abstrata e microscópica dos conteúdos. Desta forma, surge a necessidade de implementar diferentes estratégias metodológicas e didáticas que estimulem nos estudantes a curiosidade, o fascínio e o interesse pelo mundo microbiano, além de proporcionar uma aprendizagem prática e integrativa. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo utilizar a modelização didática como ferramenta de aprendizagem sobre os vírus com escolares do ensino fundamental II. O presente estudo foi desenvolvido com 25 alunos do 7º ano de uma Escola Estadual, localizada em Taipu, Rio Grande do Norte. Para o seu desenvolvimento a turma foi dividida em 06 grupos (com até 04 componentes), onde foram realizadas: i) aulas dialógicas explorando as características, estrutura e morfologia, tipos reprodução e doenças ocasionadas pelos vírus; ii) aplicação de documentário sobre doenças virais; iii) elaboração de modelos de vírus e socialização dos produtos construídos. Os resultados observados partindo da elaboração dos modelos didáticos e socialização destes produtos, evidenciam que os alunos conseguiram compreender a estrutura e formas dos diversos tipos de vírus, bem como, discutir com os demais grupos sobre as principais doenças ocasionadas por estes. Assim, é possível afirmar que a modelização é uma ferramenta didática que potencializa a aprendizagem dos estudantes para os temas de microbiologia na educação básica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "65957654f0935_03012024115932.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:27"
    "updated_at" => "2024-01-03 11:59:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÉCIO DANILO DIAS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DANILO DIAS"
    "autor_email" => "danilodiass18@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ensino de temas relacionados à Microbiologia, especificamente sobre os vírus, apresenta desafios relacionados à natureza abstrata e microscópica dos conteúdos. Desta forma, surge a necessidade de implementar diferentes estratégias metodológicas e didáticas que estimulem nos estudantes a curiosidade, o fascínio e o interesse pelo mundo microbiano, além de proporcionar uma aprendizagem prática e integrativa. Diante disso, esse trabalho teve como objetivo utilizar a modelização didática como ferramenta de aprendizagem sobre os vírus com escolares do ensino fundamental II. O presente estudo foi desenvolvido com 25 alunos do 7º ano de uma Escola Estadual, localizada em Taipu, Rio Grande do Norte. Para o seu desenvolvimento a turma foi dividida em 06 grupos (com até 04 componentes), onde foram realizadas: i) aulas dialógicas explorando as características, estrutura e morfologia, tipos reprodução e doenças ocasionadas pelos vírus; ii) aplicação de documentário sobre doenças virais; iii) elaboração de modelos de vírus e socialização dos produtos construídos. Os resultados observados partindo da elaboração dos modelos didáticos e socialização destes produtos, evidenciam que os alunos conseguiram compreender a estrutura e formas dos diversos tipos de vírus, bem como, discutir com os demais grupos sobre as principais doenças ocasionadas por estes. Assim, é possível afirmar que a modelização é uma ferramenta didática que potencializa a aprendizagem dos estudantes para os temas de microbiologia na educação básica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.