Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PAPO DE EDUCADOR: CONVERSAS SOBRE INCLUSÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99691
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6635
    "inscrito_id" => 21538
    "titulo" => "PAPO DE EDUCADOR: CONVERSAS SOBRE INCLUSÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Fazer da sala de aula um ambiente fértil para a aprendizagem, bem como um espaço de trocas de saberes é um grande desafio para o professor. Inúmeros são os empecilhos relatados por eles que os dificultam a alcançar o almejado objetivo: carga horária excessiva, número grande de alunos, baixo salário, falta de formação continuada... No entanto, outro grande desafio atual da educação e, por consequência, dos educadores, é a efetiva inclusão dos alunos PCDs em salas de aula regulares. Quando falamos então da inclusão desse público nas escolas ofertantes de turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais, outros inúmeros desafios são impostos e acrescentados àqueles já relatados, e que estão presentes diariamente na rotina dos docentes. Pensando nisso, o presente artigo busca trazer as angústias, os anseios, os sucessos e também os fracassos de professores atuantes em turmas de 6º ao 9º ano da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, no município de Petrópolis – RJ, por meio de relatos informais, ou seja, por meio de bate-papos na sala dos professores, trocas de experiências nos corredores entre docentes, conversas entre docentes e mediadores, culminando no relato de reunião de formação de equipe para socializar as informações coletadas e discutir o que pode ser feito superar os entraves relatados, quais recursos tecnológicos podem ser utilizados para dar suporte e facilitar o trabalho docente e assim, tornar o espaço educativo um verdadeiro espaço de inclusão, socialização e futura atuação cidadã do educando. Como base para a discussão, serão utilizados, além dos relatos, trechos da legislação educacional vigente, bem como autores especialistas em educação inclusiva que vislumbrem a inclusão nos Anos Finais do Ensino Fundamental não só uma necessidade legal, mas principalmente uma realidade possível e necessária no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21538_TB6635_20112023111031.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE CHRISTIANO RAYBOLT"
    "autor_nome_curto" => "Daniele Raybolt"
    "autor_email" => "danieleraybolt@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99691
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6635
    "inscrito_id" => 21538
    "titulo" => "PAPO DE EDUCADOR: CONVERSAS SOBRE INCLUSÃO NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, SEUS DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "Fazer da sala de aula um ambiente fértil para a aprendizagem, bem como um espaço de trocas de saberes é um grande desafio para o professor. Inúmeros são os empecilhos relatados por eles que os dificultam a alcançar o almejado objetivo: carga horária excessiva, número grande de alunos, baixo salário, falta de formação continuada... No entanto, outro grande desafio atual da educação e, por consequência, dos educadores, é a efetiva inclusão dos alunos PCDs em salas de aula regulares. Quando falamos então da inclusão desse público nas escolas ofertantes de turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais, outros inúmeros desafios são impostos e acrescentados àqueles já relatados, e que estão presentes diariamente na rotina dos docentes. Pensando nisso, o presente artigo busca trazer as angústias, os anseios, os sucessos e também os fracassos de professores atuantes em turmas de 6º ao 9º ano da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, no município de Petrópolis – RJ, por meio de relatos informais, ou seja, por meio de bate-papos na sala dos professores, trocas de experiências nos corredores entre docentes, conversas entre docentes e mediadores, culminando no relato de reunião de formação de equipe para socializar as informações coletadas e discutir o que pode ser feito superar os entraves relatados, quais recursos tecnológicos podem ser utilizados para dar suporte e facilitar o trabalho docente e assim, tornar o espaço educativo um verdadeiro espaço de inclusão, socialização e futura atuação cidadã do educando. Como base para a discussão, serão utilizados, além dos relatos, trechos da legislação educacional vigente, bem como autores especialistas em educação inclusiva que vislumbrem a inclusão nos Anos Finais do Ensino Fundamental não só uma necessidade legal, mas principalmente uma realidade possível e necessária no Brasil."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID21538_TB6635_20112023111031.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DANIELE CHRISTIANO RAYBOLT"
    "autor_nome_curto" => "Daniele Raybolt"
    "autor_email" => "danieleraybolt@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Fazer da sala de aula um ambiente fértil para a aprendizagem, bem como um espaço de trocas de saberes é um grande desafio para o professor. Inúmeros são os empecilhos relatados por eles que os dificultam a alcançar o almejado objetivo: carga horária excessiva, número grande de alunos, baixo salário, falta de formação continuada... No entanto, outro grande desafio atual da educação e, por consequência, dos educadores, é a efetiva inclusão dos alunos PCDs em salas de aula regulares. Quando falamos então da inclusão desse público nas escolas ofertantes de turmas de Ensino Fundamental – Anos Finais, outros inúmeros desafios são impostos e acrescentados àqueles já relatados, e que estão presentes diariamente na rotina dos docentes. Pensando nisso, o presente artigo busca trazer as angústias, os anseios, os sucessos e também os fracassos de professores atuantes em turmas de 6º ao 9º ano da Escola Paroquial do Loteamento Samambaia, no município de Petrópolis – RJ, por meio de relatos informais, ou seja, por meio de bate-papos na sala dos professores, trocas de experiências nos corredores entre docentes, conversas entre docentes e mediadores, culminando no relato de reunião de formação de equipe para socializar as informações coletadas e discutir o que pode ser feito superar os entraves relatados, quais recursos tecnológicos podem ser utilizados para dar suporte e facilitar o trabalho docente e assim, tornar o espaço educativo um verdadeiro espaço de inclusão, socialização e futura atuação cidadã do educando. Como base para a discussão, serão utilizados, além dos relatos, trechos da legislação educacional vigente, bem como autores especialistas em educação inclusiva que vislumbrem a inclusão nos Anos Finais do Ensino Fundamental não só uma necessidade legal, mas principalmente uma realidade possível e necessária no Brasil.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.