Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: A FIGURA DO PROFESSOR MENTOR COMO ORIENTADOR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100904
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8505
    "inscrito_id" => 25333
    "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: A FIGURA DO PROFESSOR MENTOR COMO ORIENTADOR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR"
    "resumo" => "A pesquisa apresentada busca discutir os desafios e possibilidades referentes a atuação de professores de Ensino Médio e Técnico como professores mentores. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, vimos aumentar a demanda por uma escola que acolha as juventudes e os jovens em sua integralidade. Esse é um desafio ao se tratar do currículo composto pelo Itinerário Formativo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando se aproximam o currículo do Ensino Médio a um curso de formação profissional voltado ao Mundo do Trabalho e se torna necessário um acompanhamento sistemático e um olhar atento da escola para o percurso individual de cada estudante. Nesse sentido, o professor mentor é aquele que, escolhido pelo estudante, acompanha sua trajetória escolar, sendo uma referência para a construção de autonomia do estudante, auxiliando, entre outras ações, nas decisões que envolvem a trajetória escolar e o projeto de vida. Ao implementar a prática de cada estudante poder contar com um professor mentor, a rede de educação percebeu possibilidades e desafios no desenvolvimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, o material analisado é composto por questionários digitais respondidos por estudantes mentorados e professores mentores de uma rede de escolas de Ensino Médio Integrado ao Técnico do sul do país. Como principais resultados da pesquisa apontamos como possibilidades da atuação do mentor: um olhar sistêmico e integrado ao estudante, o apoio para reorganizar os estudos, dentre outros. Como principais desafios apontamos a questão da sobrecarga dos professores ao desenvolverem uma atividade mais voltada ao atendimento individual dos estudantes, bem como a necessidade de formação e de acompanhamento para os próprios professores mentores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25333_TB8505_18082023152056.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA REGINA GOMES NEVES"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA"
    "autor_email" => "arneves@senacrs.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100904
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8505
    "inscrito_id" => 25333
    "titulo" => "POSSIBILIDADES E DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO: A FIGURA DO PROFESSOR MENTOR COMO ORIENTADOR DA TRAJETÓRIA ESCOLAR"
    "resumo" => "A pesquisa apresentada busca discutir os desafios e possibilidades referentes a atuação de professores de Ensino Médio e Técnico como professores mentores. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, vimos aumentar a demanda por uma escola que acolha as juventudes e os jovens em sua integralidade. Esse é um desafio ao se tratar do currículo composto pelo Itinerário Formativo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando se aproximam o currículo do Ensino Médio a um curso de formação profissional voltado ao Mundo do Trabalho e se torna necessário um acompanhamento sistemático e um olhar atento da escola para o percurso individual de cada estudante. Nesse sentido, o professor mentor é aquele que, escolhido pelo estudante, acompanha sua trajetória escolar, sendo uma referência para a construção de autonomia do estudante, auxiliando, entre outras ações, nas decisões que envolvem a trajetória escolar e o projeto de vida. Ao implementar a prática de cada estudante poder contar com um professor mentor, a rede de educação percebeu possibilidades e desafios no desenvolvimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, o material analisado é composto por questionários digitais respondidos por estudantes mentorados e professores mentores de uma rede de escolas de Ensino Médio Integrado ao Técnico do sul do país. Como principais resultados da pesquisa apontamos como possibilidades da atuação do mentor: um olhar sistêmico e integrado ao estudante, o apoio para reorganizar os estudos, dentre outros. Como principais desafios apontamos a questão da sobrecarga dos professores ao desenvolverem uma atividade mais voltada ao atendimento individual dos estudantes, bem como a necessidade de formação e de acompanhamento para os próprios professores mentores."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID25333_TB8505_18082023152056.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANTÔNIA REGINA GOMES NEVES"
    "autor_nome_curto" => "ANTÔNIA"
    "autor_email" => "arneves@senacrs.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A pesquisa apresentada busca discutir os desafios e possibilidades referentes a atuação de professores de Ensino Médio e Técnico como professores mentores. Com a implantação da Base Nacional Comum Curricular, vimos aumentar a demanda por uma escola que acolha as juventudes e os jovens em sua integralidade. Esse é um desafio ao se tratar do currículo composto pelo Itinerário Formativo da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), quando se aproximam o currículo do Ensino Médio a um curso de formação profissional voltado ao Mundo do Trabalho e se torna necessário um acompanhamento sistemático e um olhar atento da escola para o percurso individual de cada estudante. Nesse sentido, o professor mentor é aquele que, escolhido pelo estudante, acompanha sua trajetória escolar, sendo uma referência para a construção de autonomia do estudante, auxiliando, entre outras ações, nas decisões que envolvem a trajetória escolar e o projeto de vida. Ao implementar a prática de cada estudante poder contar com um professor mentor, a rede de educação percebeu possibilidades e desafios no desenvolvimento. A pesquisa é de cunho qualitativo, o material analisado é composto por questionários digitais respondidos por estudantes mentorados e professores mentores de uma rede de escolas de Ensino Médio Integrado ao Técnico do sul do país. Como principais resultados da pesquisa apontamos como possibilidades da atuação do mentor: um olhar sistêmico e integrado ao estudante, o apoio para reorganizar os estudos, dentre outros. Como principais desafios apontamos a questão da sobrecarga dos professores ao desenvolverem uma atividade mais voltada ao atendimento individual dos estudantes, bem como a necessidade de formação e de acompanhamento para os próprios professores mentores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.