Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ESTRATÉGIA ALTERNATIVA PARA AS ESCOLAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99560
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6461
    "inscrito_id" => 4489
    "titulo" => "GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ESTRATÉGIA ALTERNATIVA PARA AS ESCOLAS"
    "resumo" => "Atualmente, vive-se na chamada sociedade do conhecimento, na qual as organizações podem se destacar ao gerir esse conhecimento de forma efetiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser considerada um diferencial estratégico que também pode ser utilizada na gestão escolar, auxiliando na avaliação da aprendizagem, aquisição do conhecimento, disseminação e aplicação do conhecimento do professor em espaço escolar. O objetivo deste trabalho é analisar como a GC pode ser uma abordagem alternativa para melhorar o processo educativo nas escolas. Foi realizado um estudo bibliográfico conduzido por meio da análise de literatura publicada em artigos científicos, documentos e leis que regem o sistema educacional no Brasil. Não houve uma metodologia rigorosa e replicável em nível de reprodução de dados e respostas quantitativas para questões específicas. A GC é um processo integrado e sistemático de abordagens que é utilizado para identificar, gerenciar e compartilhar todos os ativos de informação de uma organização, como banco de dados, documentos, políticas e procedimentos, conhecimentos e experiências que são detidos pelos profissionais. Para a implementação da GC no contexto escolar, é necessário identificar alguns fatores-chave, como identificar e mapear o conhecimento, criar uma cultura de compartilhamento, usar a tecnologia da informação, implantar práticas de GC adequadas, monitorar e fazer uma avaliação contínua. Nas escolas, nota-se que, nos últimos anos, os ambientes virtuais de aprendizagem têm sido cada vez mais aplicados como uma opção tecnológica para atender à demanda educacional. A GC na educação deve ser feita de forma planejada e com a participação ativa de toda a comunidade escolar, incluindo professores, gestores, alunos e familiares. É preciso que haja um comprometimento de todos os envolvidos para que a GC possa ser efetiva na melhoria do processo educativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID4489_TB6461_04102023171928.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZA TOMAS RIBEIRO ARANHA"
    "autor_nome_curto" => "TEREZA"
    "autor_email" => "tereza.7036@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ UNICESUMAR (UNICESUMAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99560
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6461
    "inscrito_id" => 4489
    "titulo" => "GESTÃO DO CONHECIMENTO: UMA ESTRATÉGIA ALTERNATIVA PARA AS ESCOLAS"
    "resumo" => "Atualmente, vive-se na chamada sociedade do conhecimento, na qual as organizações podem se destacar ao gerir esse conhecimento de forma efetiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser considerada um diferencial estratégico que também pode ser utilizada na gestão escolar, auxiliando na avaliação da aprendizagem, aquisição do conhecimento, disseminação e aplicação do conhecimento do professor em espaço escolar. O objetivo deste trabalho é analisar como a GC pode ser uma abordagem alternativa para melhorar o processo educativo nas escolas. Foi realizado um estudo bibliográfico conduzido por meio da análise de literatura publicada em artigos científicos, documentos e leis que regem o sistema educacional no Brasil. Não houve uma metodologia rigorosa e replicável em nível de reprodução de dados e respostas quantitativas para questões específicas. A GC é um processo integrado e sistemático de abordagens que é utilizado para identificar, gerenciar e compartilhar todos os ativos de informação de uma organização, como banco de dados, documentos, políticas e procedimentos, conhecimentos e experiências que são detidos pelos profissionais. Para a implementação da GC no contexto escolar, é necessário identificar alguns fatores-chave, como identificar e mapear o conhecimento, criar uma cultura de compartilhamento, usar a tecnologia da informação, implantar práticas de GC adequadas, monitorar e fazer uma avaliação contínua. Nas escolas, nota-se que, nos últimos anos, os ambientes virtuais de aprendizagem têm sido cada vez mais aplicados como uma opção tecnológica para atender à demanda educacional. A GC na educação deve ser feita de forma planejada e com a participação ativa de toda a comunidade escolar, incluindo professores, gestores, alunos e familiares. É preciso que haja um comprometimento de todos os envolvidos para que a GC possa ser efetiva na melhoria do processo educativo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID4489_TB6461_04102023171928.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TEREZA TOMAS RIBEIRO ARANHA"
    "autor_nome_curto" => "TEREZA"
    "autor_email" => "tereza.7036@gmail.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO DE MARINGÁ UNICESUMAR (UNICESUMAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Atualmente, vive-se na chamada sociedade do conhecimento, na qual as organizações podem se destacar ao gerir esse conhecimento de forma efetiva. Nesse sentido, a Gestão do Conhecimento (GC) pode ser considerada um diferencial estratégico que também pode ser utilizada na gestão escolar, auxiliando na avaliação da aprendizagem, aquisição do conhecimento, disseminação e aplicação do conhecimento do professor em espaço escolar. O objetivo deste trabalho é analisar como a GC pode ser uma abordagem alternativa para melhorar o processo educativo nas escolas. Foi realizado um estudo bibliográfico conduzido por meio da análise de literatura publicada em artigos científicos, documentos e leis que regem o sistema educacional no Brasil. Não houve uma metodologia rigorosa e replicável em nível de reprodução de dados e respostas quantitativas para questões específicas. A GC é um processo integrado e sistemático de abordagens que é utilizado para identificar, gerenciar e compartilhar todos os ativos de informação de uma organização, como banco de dados, documentos, políticas e procedimentos, conhecimentos e experiências que são detidos pelos profissionais. Para a implementação da GC no contexto escolar, é necessário identificar alguns fatores-chave, como identificar e mapear o conhecimento, criar uma cultura de compartilhamento, usar a tecnologia da informação, implantar práticas de GC adequadas, monitorar e fazer uma avaliação contínua. Nas escolas, nota-se que, nos últimos anos, os ambientes virtuais de aprendizagem têm sido cada vez mais aplicados como uma opção tecnológica para atender à demanda educacional. A GC na educação deve ser feita de forma planejada e com a participação ativa de toda a comunidade escolar, incluindo professores, gestores, alunos e familiares. É preciso que haja um comprometimento de todos os envolvidos para que a GC possa ser efetiva na melhoria do processo educativo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.