A ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA REVISÃO DA LITERATURA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99668 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6605 "inscrito_id" => 21514 "titulo" => "A ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo principal, analisar as manifestações de ansiedade em estudantes que cursam o ensino médio integrado. A ansiedade pode ser definida como uma emoção, uma resposta natural na vida das pessoas, sendo importante para a sobrevivência e adaptação dos seres humanos. Ela é considerada patológica quando se torna extrema ou irracional e traz prejuízos à vida. Há possibilidade de estar interligada às percepções negativas sobre o futuro e como consequência, provocam uma sensação desagradável de mal-estar psíquico e físico. De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde- OMS (2021), o Brasil é o país que possui a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. No ambiente escolar, a ansiedade é um fator importante no que se refere à aprendizagem. No Ensino Médio Integrado, essa situação é ainda mais agravada pela necessidade que o adolescente possui de concluir a educação básica concomitante a uma formação técnica especializada, o que pode ocasionar incertezas e receios quanto às expectativas para o futuro. Trata-se um levantamento sobre estudos realizados com esse escopo, por meio de uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2019 a 2023. Os artigos, TCCs e dissertações foram pesquisados nas bases de dados: SciELO, Google Acadêmico e Pepsic. Utilizou-se com critério de inclusão, somente periódicos que referenciam o tema ansiedade e estudantes de nível médio integrado. Em geral, os estudos que versam sobre o tema, assinalam que a fase da adolescência, desempenho escolar, escolha profissional, bem como o Exame Nacional do Ensino Médio/ ENEM foram as características mais influentes no surgimento das manifestações de ansiedade entre esses estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21514_TB6605_28092023144742.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE DUARTE SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denise.duarte@afogados.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99668 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6605 "inscrito_id" => 21514 "titulo" => "A ANSIEDADE EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UMA REVISÃO DA LITERATURA" "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo principal, analisar as manifestações de ansiedade em estudantes que cursam o ensino médio integrado. A ansiedade pode ser definida como uma emoção, uma resposta natural na vida das pessoas, sendo importante para a sobrevivência e adaptação dos seres humanos. Ela é considerada patológica quando se torna extrema ou irracional e traz prejuízos à vida. Há possibilidade de estar interligada às percepções negativas sobre o futuro e como consequência, provocam uma sensação desagradável de mal-estar psíquico e físico. De acordo com os últimos dados da Organização Mundial da Saúde- OMS (2021), o Brasil é o país que possui a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. No ambiente escolar, a ansiedade é um fator importante no que se refere à aprendizagem. No Ensino Médio Integrado, essa situação é ainda mais agravada pela necessidade que o adolescente possui de concluir a educação básica concomitante a uma formação técnica especializada, o que pode ocasionar incertezas e receios quanto às expectativas para o futuro. Trata-se um levantamento sobre estudos realizados com esse escopo, por meio de uma revisão sistemática da literatura em periódicos nacionais de 2019 a 2023. Os artigos, TCCs e dissertações foram pesquisados nas bases de dados: SciELO, Google Acadêmico e Pepsic. Utilizou-se com critério de inclusão, somente periódicos que referenciam o tema ansiedade e estudantes de nível médio integrado. Em geral, os estudos que versam sobre o tema, assinalam que a fase da adolescência, desempenho escolar, escolha profissional, bem como o Exame Nacional do Ensino Médio/ ENEM foram as características mais influentes no surgimento das manifestações de ansiedade entre esses estudantes." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID21514_TB6605_28092023144742.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE DUARTE SILVA BRITO" "autor_nome_curto" => "DENISE" "autor_email" => "denise.duarte@afogados.if" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }