Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 98627
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5246
    "inscrito_id" => 15608
    "titulo" => "USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Tendo em vista o intenso processo de evolução tecnológica das sociedades atuais, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo do ensino de Ciências vem se tornando cada vez mais imprescindível na busca por metodologias mais efetivas que visam a autonomia do discente. No presente estudo, objetivou-se avaliar os principais efeitos do uso da plataforma Kahoot na compreensão dos principais conceitos de Citologia, realizados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e desenvolvidos com as turmas de 1° ano no Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP), em Parnaíba – PI. As turmas foram divididas em grupos, e em seguida um dos componentes de cada grupo acessou ao questionário da plataforma através do site, o mesmo consistia em perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, onde a plataforma estabelecia um ranking de pontos, obtendo ao final, um grupo campeão. Com a aplicação dessa metodologia, observou-se um interesse maior dos alunos tanto na cooperação e interação em grupo como com a assimilação dos conteúdos teóricos, pois, a utilização da plataforma norteou a competição saudável, possibilitando assim o desenvolvimento do trabalho em grupo e a autonomia de cada um. A forma de apresentar um questionário de maneira diferente com uma dinâmica incomum foi crucial para despertar o interesse das turmas, evidenciando o importante papel que a utilização de TDICs em sala de aula possuem. Contudo, constatou-se alguns desafios no uso dessas tecnologias, como o acesso à internet e o uso do celular em sala. Entretanto, mesmo com tais dificuldades, é inegável que a utilização das TDICs durante as aulas facilita o aprendizado e atrai a atenção dos alunos, de modo que a sua inserção no ambiente escolar se faz necessária, pois, são ferramentas que contribuem para um processo de aprendizagem mais ativo e engajado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15608_TB5246_10122023181547.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL RODRIGUES MORAES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "moraesgabriel224@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 98627
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 5246
    "inscrito_id" => 15608
    "titulo" => "USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: UM OLHAR PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Tendo em vista o intenso processo de evolução tecnológica das sociedades atuais, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo do ensino de Ciências vem se tornando cada vez mais imprescindível na busca por metodologias mais efetivas que visam a autonomia do discente. No presente estudo, objetivou-se avaliar os principais efeitos do uso da plataforma Kahoot na compreensão dos principais conceitos de Citologia, realizados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e desenvolvidos com as turmas de 1° ano no Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP), em Parnaíba – PI. As turmas foram divididas em grupos, e em seguida um dos componentes de cada grupo acessou ao questionário da plataforma através do site, o mesmo consistia em perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, onde a plataforma estabelecia um ranking de pontos, obtendo ao final, um grupo campeão. Com a aplicação dessa metodologia, observou-se um interesse maior dos alunos tanto na cooperação e interação em grupo como com a assimilação dos conteúdos teóricos, pois, a utilização da plataforma norteou a competição saudável, possibilitando assim o desenvolvimento do trabalho em grupo e a autonomia de cada um. A forma de apresentar um questionário de maneira diferente com uma dinâmica incomum foi crucial para despertar o interesse das turmas, evidenciando o importante papel que a utilização de TDICs em sala de aula possuem. Contudo, constatou-se alguns desafios no uso dessas tecnologias, como o acesso à internet e o uso do celular em sala. Entretanto, mesmo com tais dificuldades, é inegável que a utilização das TDICs durante as aulas facilita o aprendizado e atrai a atenção dos alunos, de modo que a sua inserção no ambiente escolar se faz necessária, pois, são ferramentas que contribuem para um processo de aprendizagem mais ativo e engajado."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID15608_TB5246_10122023181547.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL RODRIGUES MORAES"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "moraesgabriel224@gmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tendo em vista o intenso processo de evolução tecnológica das sociedades atuais, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo do ensino de Ciências vem se tornando cada vez mais imprescindível na busca por metodologias mais efetivas que visam a autonomia do discente. No presente estudo, objetivou-se avaliar os principais efeitos do uso da plataforma Kahoot na compreensão dos principais conceitos de Citologia, realizados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e desenvolvidos com as turmas de 1° ano no Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP), em Parnaíba – PI. As turmas foram divididas em grupos, e em seguida um dos componentes de cada grupo acessou ao questionário da plataforma através do site, o mesmo consistia em perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, onde a plataforma estabelecia um ranking de pontos, obtendo ao final, um grupo campeão. Com a aplicação dessa metodologia, observou-se um interesse maior dos alunos tanto na cooperação e interação em grupo como com a assimilação dos conteúdos teóricos, pois, a utilização da plataforma norteou a competição saudável, possibilitando assim o desenvolvimento do trabalho em grupo e a autonomia de cada um. A forma de apresentar um questionário de maneira diferente com uma dinâmica incomum foi crucial para despertar o interesse das turmas, evidenciando o importante papel que a utilização de TDICs em sala de aula possuem. Contudo, constatou-se alguns desafios no uso dessas tecnologias, como o acesso à internet e o uso do celular em sala. Entretanto, mesmo com tais dificuldades, é inegável que a utilização das TDICs durante as aulas facilita o aprendizado e atrai a atenção dos alunos, de modo que a sua inserção no ambiente escolar se faz necessária, pois, são ferramentas que contribuem para um processo de aprendizagem mais ativo e engajado.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.