Tendo em vista o intenso processo de evolução tecnológica das sociedades atuais, a integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) no processo do ensino de Ciências vem se tornando cada vez mais imprescindível na busca por metodologias mais efetivas que visam a autonomia do discente. No presente estudo, objetivou-se avaliar os principais efeitos do uso da plataforma Kahoot na compreensão dos principais conceitos de Citologia, realizados pelos bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), e desenvolvidos com as turmas de 1° ano no Centro Estadual de Educação Profissionalizante (CEEP), em Parnaíba – PI. As turmas foram divididas em grupos, e em seguida um dos componentes de cada grupo acessou ao questionário da plataforma através do site, o mesmo consistia em perguntas de múltipla escolha e verdadeiro ou falso, onde a plataforma estabelecia um ranking de pontos, obtendo ao final, um grupo campeão. Com a aplicação dessa metodologia, observou-se um interesse maior dos alunos tanto na cooperação e interação em grupo como com a assimilação dos conteúdos teóricos, pois, a utilização da plataforma norteou a competição saudável, possibilitando assim o desenvolvimento do trabalho em grupo e a autonomia de cada um. A forma de apresentar um questionário de maneira diferente com uma dinâmica incomum foi crucial para despertar o interesse das turmas, evidenciando o importante papel que a utilização de TDICs em sala de aula possuem. Contudo, constatou-se alguns desafios no uso dessas tecnologias, como o acesso à internet e o uso do celular em sala. Entretanto, mesmo com tais dificuldades, é inegável que a utilização das TDICs durante as aulas facilita o aprendizado e atrai a atenção dos alunos, de modo que a sua inserção no ambiente escolar se faz necessária, pois, são ferramentas que contribuem para um processo de aprendizagem mais ativo e engajado.