O presente trabalho, busca implementar medidas que possam ser adotadas nos sistemas prisionais através da aprendizagem em química por meio de oficinas que proporcionem o pleno desenvolvimento profissional do sistema carcerário feminino através do ensino da produção de sabonetes a partir de materiais alternativos, tendo como propósito o incentivo da qualificação profissional e como uma opção de fonte geradora de renda. Além disso, a proposta busca proporcionar as detentas uma valorização pessoal e social diante do processo de privação da liberdade com a finalidade de ressocialização visando a preparação para o mercado de trabalho. Isto é, tem como objetivo explanar uma tratativa com uma abordagem que mostre a relevância educacional no sistema carcerário brasileiro através do ensino de química, tendo em vista, o descaso das penitenciarias com os problemas após a liberação dessas reclusas. Diante disso, surge a necessidade pela busca da inserção social dessas mulheres encarceradas, e nesse caso, a educação é o pilar principal para garantir esse processo de reconstrução de identidade. Portanto, torna-se de grande importância oferecer meios alternativos para que elas busquem uma nova oportunidade de não apenas ser reinseridas, mas de uma tentativa de vida digna. Ademais, a base educacional está ligada a liberdade e comprometida com a igualdade, diversidade e democracia entre os indivíduos.