LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100647 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8038 "inscrito_id" => 7604 "titulo" => "LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS" "resumo" => "A matemática, não raro, é considerada uma disciplina difícil e abstrata, sendo relativamente comum casos de aversão à disciplina. Em vista disso, tornam-se importantes laboratórios de ensino que contribuam para amparar as buscas docentes para melhorar o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica. Nosso projeto de extensão busca constituir espaço/momentos para (re)elaboração de materiais didáticos (jogos, em especial), bem como empréstimo desses e discussões, capacitação, aperfeiçoamento e divulgação de temas voltados às metodologias de ensino-aprendizagem de Matemática. Seguindo a metodologia de trabalho-formação de modo a integrar ensino, pesquisa e extensão, o projeto está teoricamente ancorado na ideia de Tarefa de Aprendizagem Profissional. Essa vertente teórica propõe que a educação profissional de professores seja situada na prática de ensinar. Por sua vez, a relação entre as atividades de extensão e a pesquisa se ancora na concepção freiriana de que o fazer docente impõe pesquisa continuamente. As ações que compõem o projeto são: a) estudos teóricos sobre metodologias de ensino, produção de materiais didáticos, o ensino de matemática na Educação Básica e outros; b) catalogação, cuidado, expansão e disponibilização do acervo do laboratório didático para professores de matemática em exercício e professores em formação inicial; c) produção de materiais didáticos, a testagem e replicação; d) apoio a atividades extensionistas realizadas por estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Matemática; e) apoio a propostas escolares nas quais se faça necessário o auxílio da equipe e o uso do acervo do laboratório; f) apresentação dos resultados do projeto em eventos científicos e nas redes sociais. Buscamos, assim, contribuir para com a formação de professores e a melhoria do ensino de matemática na Educação Básica, de modo a afetar os índices de reprovação na disciplina, bem como melhorar a atuação dos estudantes nas avaliações educacionais de larga escala." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7604_TB8038_01082023092024.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADMUR SEVERINO PAMPLONA" "autor_nome_curto" => "ADMUR" "autor_email" => "admur.pamplona@ufmt.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100647 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8038 "inscrito_id" => 7604 "titulo" => "LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ELABORAÇÃO E DIVULGAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS" "resumo" => "A matemática, não raro, é considerada uma disciplina difícil e abstrata, sendo relativamente comum casos de aversão à disciplina. Em vista disso, tornam-se importantes laboratórios de ensino que contribuam para amparar as buscas docentes para melhorar o ensino-aprendizagem de matemática na Educação Básica. Nosso projeto de extensão busca constituir espaço/momentos para (re)elaboração de materiais didáticos (jogos, em especial), bem como empréstimo desses e discussões, capacitação, aperfeiçoamento e divulgação de temas voltados às metodologias de ensino-aprendizagem de Matemática. Seguindo a metodologia de trabalho-formação de modo a integrar ensino, pesquisa e extensão, o projeto está teoricamente ancorado na ideia de Tarefa de Aprendizagem Profissional. Essa vertente teórica propõe que a educação profissional de professores seja situada na prática de ensinar. Por sua vez, a relação entre as atividades de extensão e a pesquisa se ancora na concepção freiriana de que o fazer docente impõe pesquisa continuamente. As ações que compõem o projeto são: a) estudos teóricos sobre metodologias de ensino, produção de materiais didáticos, o ensino de matemática na Educação Básica e outros; b) catalogação, cuidado, expansão e disponibilização do acervo do laboratório didático para professores de matemática em exercício e professores em formação inicial; c) produção de materiais didáticos, a testagem e replicação; d) apoio a atividades extensionistas realizadas por estudantes e professores do Curso de Licenciatura em Matemática; e) apoio a propostas escolares nas quais se faça necessário o auxílio da equipe e o uso do acervo do laboratório; f) apresentação dos resultados do projeto em eventos científicos e nas redes sociais. Buscamos, assim, contribuir para com a formação de professores e a melhoria do ensino de matemática na Educação Básica, de modo a afetar os índices de reprovação na disciplina, bem como melhorar a atuação dos estudantes nas avaliações educacionais de larga escala." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID7604_TB8038_01082023092024.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADMUR SEVERINO PAMPLONA" "autor_nome_curto" => "ADMUR" "autor_email" => "admur.pamplona@ufmt.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }