ETNOMATEMÁTICA: ENTENDIMENTO E PRÁTICA A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 98202 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4707 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA: ENTENDIMENTO E PRÁTICA A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Durante toda a vida escolar, a Matemática é apresentada aos alunos como uma disciplina difícil de se aprender, nas séries iniciais do ensino fundamental encontramos na maioria dos alunos uma certa insegurança, mesmo que não estejam submetidos a inúmeras fórmulas, abstrações e cálculos gigantescos, tão característicos da disciplina durante os outros níveis da educação básica. Frente a esse fato, professores polivalentes precisam encontrar novas alternativas e métodos para um ensino e aprendizagem de Matemática de forma mais significativa e próxima a realidade do aluno, facilitando tanto a vida do aluno, que precisa dominar os conhecimentos dessa ciência durante toda a sua vida escolar, bem como o próprio trabalho dele em sala de aula. Têm-se como objetivo, analisar o nível de conhecimento e aplicabilidade da Etnomatemática por professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica de texto de autores como D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado pelo Google Forms a professores da cidade de Campina Grande -PB, que lecionam em Escolas Municipais da referida região. O trabalho permitiu identificar, que apesar de não ser muito utilizada pelos professores pesquisados, devido ao fato da maioria não saber como fazer a ponte entre teoria e realidade, não significa que não seja importante essa tendência e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém, é necessário que para que essa tendência alcance resultados positivos nesta etapa do ensino básico, capacitar os professores, para que ambos saiam ganhando, pois tornaria as aulas mais dinâmicas e significativas para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1977_TB4707_10122023233655.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "mary delane gom" "autor_email" => "mdgs.uepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 98202 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 4707 "inscrito_id" => 1977 "titulo" => "ETNOMATEMÁTICA: ENTENDIMENTO E PRÁTICA A PARTIR DE RELATOS DE PROFESSORAS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Durante toda a vida escolar, a Matemática é apresentada aos alunos como uma disciplina difícil de se aprender, nas séries iniciais do ensino fundamental encontramos na maioria dos alunos uma certa insegurança, mesmo que não estejam submetidos a inúmeras fórmulas, abstrações e cálculos gigantescos, tão característicos da disciplina durante os outros níveis da educação básica. Frente a esse fato, professores polivalentes precisam encontrar novas alternativas e métodos para um ensino e aprendizagem de Matemática de forma mais significativa e próxima a realidade do aluno, facilitando tanto a vida do aluno, que precisa dominar os conhecimentos dessa ciência durante toda a sua vida escolar, bem como o próprio trabalho dele em sala de aula. Têm-se como objetivo, analisar o nível de conhecimento e aplicabilidade da Etnomatemática por professores das séries iniciais do ensino fundamental. Para o desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa de revisão bibliográfica de texto de autores como D’Ambrósio (2005); Fiorentini (1994); Smole (2012); Rodrigues (2005); e Rodrigues (2019). e de campo, com abordagem quanti-qualitativa. Os dados foram obtidos através de um questionário aplicado pelo Google Forms a professores da cidade de Campina Grande -PB, que lecionam em Escolas Municipais da referida região. O trabalho permitiu identificar, que apesar de não ser muito utilizada pelos professores pesquisados, devido ao fato da maioria não saber como fazer a ponte entre teoria e realidade, não significa que não seja importante essa tendência e seus métodos, visto que a mesma apresenta uma importante possibilidade do ensino dos saberes da Matemática para os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Porém, é necessário que para que essa tendência alcance resultados positivos nesta etapa do ensino básico, capacitar os professores, para que ambos saiam ganhando, pois tornaria as aulas mais dinâmicas e significativas para os alunos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID1977_TB4707_10122023233655.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY DELANE GOMES DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "mary delane gom" "autor_email" => "mdgs.uepb@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }