Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO DOCENTE EM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DOS PRÓPRIOS LICENCIANDOS: UM DIAGNÓSTICO DOS TIPOS DE INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo é resultado de uma pesquisa do tipo Survey exploratória-descritiva realizada no curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que tem por objetivo diagnosticar os principais critérios usados na elaboração de procedimentos avaliativos no curso do Campus Acadêmico do Agreste (CAA), levando em conta os próprios apontamentos dos licenciandos. Os dados foram devidamente coletados, analisados e interpretados com o propósito de inibir a carência presente na perspectiva formativa docente no âmbito da autoavaliação. Diante disso, foi constatado que os instrumentos avaliativos sofrem uma dependência direta de dois fatores, a disciplina e a didática docente, em que os alunos consideram que ser fiel ao assunto passado na sala para elaboração de uma prova é algo importante. Assim, diferentes estratégias são tomadas para que o processo de ensino-aprendizagem seja de fato satisfatório, em virtude, da vivência de cada disciplina, podendo ser de caráter pedagógico ou numérico. Os alunos afirmam que é válido passar para casa a lista de exercício e trabalhar a correção na outra semana como forma de mitigar as dúvidas concebidas. Assim, essas indicações permitem reflexões sobre as concepções de avaliação no ensino superior e das diversas alternativas de instrumentos que os professores têm ao seu dispor, a fim de não reduzir o processo avaliativo ao instrumento utilizado. Mas sim, transpor a percepção dos erros, a observação de falhas e/ou melhorias/reformulações operacionalizadas, como forma de redefinir conceitos estigmatizados para garantir a aprendizagem significativa.

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