O presente estudo volta-se a EJA no município de Carrapateira/PB, cuja modalidade de ensino objetiva promover a inclusão social e acadêmica dos indivíduos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. Assim, a pesquisa analisa o ensino de Ciências/Física nessa etapa educacional, observado os aspectos andragógicos e pedagógicos. Combinando abordagens quanti-qualitativas, incluindo análise documental e aplicação de questionários eletrônicos para alunos e professores da EJA, os resultados revelam que o ensino de Ciências e Física precisa ser contextualizado de acordo com a realidade vivida pelos alunos em seu dia a dia. A situação educacional da EJA no município reflete as tendências nacionais em termos de aproveitamento dos alunos e taxas de evasão, bem como a falta de oferta dessa modalidade no Ensino Médio. Para melhor caracterizar e implementar a EJA no município, é fundamental proporcionar formação contínua aos professores, considerando os princípios andragógicos e pedagógicos. Além disso, é necessário enfrentar as dificuldades estruturais e organizacionais existentes. Como sugestões de melhoria, propõe-se a criação de um programa municipal para a implantação da EJA no Ensino Médio, juntamente com a oferta de um curso de formação continuada exclusivo para os professores da EJA em Carrapateira. No entanto, é importante ressaltar que estabelecer um sistema educacional de qualidade para a EJA é um desafio que requer ações sociais, educacionais e políticas. Essas medidas são necessárias para garantir o direito dos jovens e adultos de retornarem ao ambiente escolar com uma educação de qualidade.