O ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA NAS TURMAS DA EJA EM CARRAPATEIRA/PB: ANDRAGOGIA VERSUS PEDAGOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99498 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6373 "inscrito_id" => 9419 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA NAS TURMAS DA EJA EM CARRAPATEIRA/PB: ANDRAGOGIA VERSUS PEDAGOGIA" "resumo" => "O presente estudo volta-se a EJA no município de Carrapateira/PB, cuja modalidade de ensino objetiva promover a inclusão social e acadêmica dos indivíduos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. Assim, a pesquisa analisa o ensino de Ciências/Física nessa etapa educacional, observado os aspectos andragógicos e pedagógicos. Combinando abordagens quanti-qualitativas, incluindo análise documental e aplicação de questionários eletrônicos para alunos e professores da EJA, os resultados revelam que o ensino de Ciências e Física precisa ser contextualizado de acordo com a realidade vivida pelos alunos em seu dia a dia. A situação educacional da EJA no município reflete as tendências nacionais em termos de aproveitamento dos alunos e taxas de evasão, bem como a falta de oferta dessa modalidade no Ensino Médio. Para melhor caracterizar e implementar a EJA no município, é fundamental proporcionar formação contínua aos professores, considerando os princípios andragógicos e pedagógicos. Além disso, é necessário enfrentar as dificuldades estruturais e organizacionais existentes. Como sugestões de melhoria, propõe-se a criação de um programa municipal para a implantação da EJA no Ensino Médio, juntamente com a oferta de um curso de formação continuada exclusivo para os professores da EJA em Carrapateira. No entanto, é importante ressaltar que estabelecer um sistema educacional de qualidade para a EJA é um desafio que requer ações sociais, educacionais e políticas. Essas medidas são necessárias para garantir o direito dos jovens e adultos de retornarem ao ambiente escolar com uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66ccbcdea90de_26082024143526.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-08-26 14:35:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO MARCOS MENESES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS MENESES" "autor_email" => "cicero.marcos@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99498 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6373 "inscrito_id" => 9419 "titulo" => "O ENSINO DE CIÊNCIAS/FÍSICA NAS TURMAS DA EJA EM CARRAPATEIRA/PB: ANDRAGOGIA VERSUS PEDAGOGIA" "resumo" => "O presente estudo volta-se a EJA no município de Carrapateira/PB, cuja modalidade de ensino objetiva promover a inclusão social e acadêmica dos indivíduos que não conseguiram concluir seus estudos na idade adequada. Assim, a pesquisa analisa o ensino de Ciências/Física nessa etapa educacional, observado os aspectos andragógicos e pedagógicos. Combinando abordagens quanti-qualitativas, incluindo análise documental e aplicação de questionários eletrônicos para alunos e professores da EJA, os resultados revelam que o ensino de Ciências e Física precisa ser contextualizado de acordo com a realidade vivida pelos alunos em seu dia a dia. A situação educacional da EJA no município reflete as tendências nacionais em termos de aproveitamento dos alunos e taxas de evasão, bem como a falta de oferta dessa modalidade no Ensino Médio. Para melhor caracterizar e implementar a EJA no município, é fundamental proporcionar formação contínua aos professores, considerando os princípios andragógicos e pedagógicos. Além disso, é necessário enfrentar as dificuldades estruturais e organizacionais existentes. Como sugestões de melhoria, propõe-se a criação de um programa municipal para a implantação da EJA no Ensino Médio, juntamente com a oferta de um curso de formação continuada exclusivo para os professores da EJA em Carrapateira. No entanto, é importante ressaltar que estabelecer um sistema educacional de qualidade para a EJA é um desafio que requer ações sociais, educacionais e políticas. Essas medidas são necessárias para garantir o direito dos jovens e adultos de retornarem ao ambiente escolar com uma educação de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "66ccbcdea90de_26082024143526.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => "2024-08-26 14:35:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CICERO MARCOS MENESES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MARCOS MENESES" "autor_email" => "cicero.marcos@estudante.u" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }