Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99487
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6358
    "inscrito_id" => 20419
    "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE"
    "resumo" => "Refletir sobre a prática docente é algo bastante comum nos cursos de formação de professores, mas discutir e conhecer de perto aproximando mais a universidade da escola, esta realidade traz novas possibilidades de crescimento no âmbito da educação básica. E diante do cenário atual pós-pandemia os desafios enfrentados pelos professores da área de Ciências, ficaram mais evidentes, como a falta de estrutura física das escolas para atuação de sua prática docente e de recursos tecnológicos de apoio aos professores, além de outros aspectos pedagógicos. Assim o presente trabalho teve como objetivo conhecer as perspectivas e dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências no município de Quixadá-CE, utilizando-se de um método de abordagem qualitativo. A metodologia foi aplicada através da formação de grupos de estudos críticos/reflexivos, sobre a prática docente aplicada no município. Participaram da pesquisa professores de cinco escolas do município, em dois momentos no processo de escolha sobre os principais assuntos a serem discutidos de acordo com suas necessidade e anseios, e no processo de discussão nos grupos de estudos de aprofundamento sobre questões vivenciadas na sua prática pedagógica, principalmente aspectos relevantes ao período pós-pandemia. A pesquisa possibilitou a colaboração de todos os participantes através de ações com apresentação de seminários, palestras e encontros, envolvendo questões teóricas e práticas sobre as atividades docentes exercidas em cada escola, discutindo nos grupos sobre os anseios, dificuldades e possibilidades. As questões levantadas durante as discussões nos grupos auxiliarão na transformação do modelo atual de formação de professores aplicados na universidade, para que nossos futuros docentes estejam mais bem preparados para a realidade da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20419_TB6358_03102023091536.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IGOR ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Igor Araujo"
    "autor_email" => "jose.igor@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99487
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6358
    "inscrito_id" => 20419
    "titulo" => "DIÁLOGO ENTRE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA ÁREA DAS CIÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ-CE"
    "resumo" => "Refletir sobre a prática docente é algo bastante comum nos cursos de formação de professores, mas discutir e conhecer de perto aproximando mais a universidade da escola, esta realidade traz novas possibilidades de crescimento no âmbito da educação básica. E diante do cenário atual pós-pandemia os desafios enfrentados pelos professores da área de Ciências, ficaram mais evidentes, como a falta de estrutura física das escolas para atuação de sua prática docente e de recursos tecnológicos de apoio aos professores, além de outros aspectos pedagógicos. Assim o presente trabalho teve como objetivo conhecer as perspectivas e dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências no município de Quixadá-CE, utilizando-se de um método de abordagem qualitativo. A metodologia foi aplicada através da formação de grupos de estudos críticos/reflexivos, sobre a prática docente aplicada no município. Participaram da pesquisa professores de cinco escolas do município, em dois momentos no processo de escolha sobre os principais assuntos a serem discutidos de acordo com suas necessidade e anseios, e no processo de discussão nos grupos de estudos de aprofundamento sobre questões vivenciadas na sua prática pedagógica, principalmente aspectos relevantes ao período pós-pandemia. A pesquisa possibilitou a colaboração de todos os participantes através de ações com apresentação de seminários, palestras e encontros, envolvendo questões teóricas e práticas sobre as atividades docentes exercidas em cada escola, discutindo nos grupos sobre os anseios, dificuldades e possibilidades. As questões levantadas durante as discussões nos grupos auxiliarão na transformação do modelo atual de formação de professores aplicados na universidade, para que nossos futuros docentes estejam mais bem preparados para a realidade da sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20419_TB6358_03102023091536.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ IGOR ARAUJO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "Igor Araujo"
    "autor_email" => "jose.igor@aluno.uece.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Refletir sobre a prática docente é algo bastante comum nos cursos de formação de professores, mas discutir e conhecer de perto aproximando mais a universidade da escola, esta realidade traz novas possibilidades de crescimento no âmbito da educação básica. E diante do cenário atual pós-pandemia os desafios enfrentados pelos professores da área de Ciências, ficaram mais evidentes, como a falta de estrutura física das escolas para atuação de sua prática docente e de recursos tecnológicos de apoio aos professores, além de outros aspectos pedagógicos. Assim o presente trabalho teve como objetivo conhecer as perspectivas e dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências no município de Quixadá-CE, utilizando-se de um método de abordagem qualitativo. A metodologia foi aplicada através da formação de grupos de estudos críticos/reflexivos, sobre a prática docente aplicada no município. Participaram da pesquisa professores de cinco escolas do município, em dois momentos no processo de escolha sobre os principais assuntos a serem discutidos de acordo com suas necessidade e anseios, e no processo de discussão nos grupos de estudos de aprofundamento sobre questões vivenciadas na sua prática pedagógica, principalmente aspectos relevantes ao período pós-pandemia. A pesquisa possibilitou a colaboração de todos os participantes através de ações com apresentação de seminários, palestras e encontros, envolvendo questões teóricas e práticas sobre as atividades docentes exercidas em cada escola, discutindo nos grupos sobre os anseios, dificuldades e possibilidades. As questões levantadas durante as discussões nos grupos auxiliarão na transformação do modelo atual de formação de professores aplicados na universidade, para que nossos futuros docentes estejam mais bem preparados para a realidade da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.