Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO VISUAL DOS SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97274
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3482
    "inscrito_id" => 15429
    "titulo" => "LETRAMENTO VISUAL DOS SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Quando uma criança é inserida na escola, passa a ser alfabetizada com letras e números, os quais mais à frente servem de base na construção de palavras e textos. O letramento visual auxilia a criança a ser alfabetizada em um primeiro momento na sua língua: LIBRAS, para logo após ocorrer a aprendizagem de uma nova língua. Com práticas interativas e metodologias eficazes, o letramento visual no ensino de ciências tem sofrido uma grande escassez, devido à falta de materiais visuais sinalizados e conteúdos programados. Com esta necessidade de recursos o professor, como chave desse processo de transformação, adotando recursos e auxílio em suas aulas, alguns alunos sentem a necessidade de interpretação em alguns conceitos por não terem sido alfabetizados na língua de sinais. É imprescindível, portanto, que se faça uma investigação sobre como produzir e/ou adaptar materiais/recursos tornando acessível e estabelecendo diretrizes na realização de uma concepção de ensino aprendizagem voltada aos alunos surdos. O presente trabalho busca conhecer práticas que possam servir de instrumentos para alunos surdos. Para compreender como pode ocorrer a adaptação desses recursos no contexto escolar, esse estudo procurou entender o que é o letramento visual em uma perspectiva inclusiva de larga escala, como esses recursos emergem e se fortalecem na acessibilidade comunicacional. Por isso, entre os resultados apurados, percebeu-se a importância da revisão de artigos, livros e revistas que abordam o tema estudado e igualmente o contexto linguístico que envolve o processo de ensino e aprendizagem do aluno com surdez na disciplina de ciências, esta, efetuando-se em sua primeira língua (LIBRAS) e este aparato importou a mudanças de conceitos e papéis dentro do ambiente educacional voltado a uma proposta bilíngue, na qual, o corpo escolar se tornou autores principais nas tomadas de decisões direcionadas a uma verdadeira inclusão social e escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15429_TB3482_27092023204604.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERSON CLEYTON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WANDERSON"
    "autor_email" => "professorwanderson2201@gm"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97274
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3482
    "inscrito_id" => 15429
    "titulo" => "LETRAMENTO VISUAL DOS SURDOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "Quando uma criança é inserida na escola, passa a ser alfabetizada com letras e números, os quais mais à frente servem de base na construção de palavras e textos. O letramento visual auxilia a criança a ser alfabetizada em um primeiro momento na sua língua: LIBRAS, para logo após ocorrer a aprendizagem de uma nova língua. Com práticas interativas e metodologias eficazes, o letramento visual no ensino de ciências tem sofrido uma grande escassez, devido à falta de materiais visuais sinalizados e conteúdos programados. Com esta necessidade de recursos o professor, como chave desse processo de transformação, adotando recursos e auxílio em suas aulas, alguns alunos sentem a necessidade de interpretação em alguns conceitos por não terem sido alfabetizados na língua de sinais. É imprescindível, portanto, que se faça uma investigação sobre como produzir e/ou adaptar materiais/recursos tornando acessível e estabelecendo diretrizes na realização de uma concepção de ensino aprendizagem voltada aos alunos surdos. O presente trabalho busca conhecer práticas que possam servir de instrumentos para alunos surdos. Para compreender como pode ocorrer a adaptação desses recursos no contexto escolar, esse estudo procurou entender o que é o letramento visual em uma perspectiva inclusiva de larga escala, como esses recursos emergem e se fortalecem na acessibilidade comunicacional. Por isso, entre os resultados apurados, percebeu-se a importância da revisão de artigos, livros e revistas que abordam o tema estudado e igualmente o contexto linguístico que envolve o processo de ensino e aprendizagem do aluno com surdez na disciplina de ciências, esta, efetuando-se em sua primeira língua (LIBRAS) e este aparato importou a mudanças de conceitos e papéis dentro do ambiente educacional voltado a uma proposta bilíngue, na qual, o corpo escolar se tornou autores principais nas tomadas de decisões direcionadas a uma verdadeira inclusão social e escolar."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID15429_TB3482_27092023204604.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WANDERSON CLEYTON DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WANDERSON"
    "autor_email" => "professorwanderson2201@gm"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Quando uma criança é inserida na escola, passa a ser alfabetizada com letras e números, os quais mais à frente servem de base na construção de palavras e textos. O letramento visual auxilia a criança a ser alfabetizada em um primeiro momento na sua língua: LIBRAS, para logo após ocorrer a aprendizagem de uma nova língua. Com práticas interativas e metodologias eficazes, o letramento visual no ensino de ciências tem sofrido uma grande escassez, devido à falta de materiais visuais sinalizados e conteúdos programados. Com esta necessidade de recursos o professor, como chave desse processo de transformação, adotando recursos e auxílio em suas aulas, alguns alunos sentem a necessidade de interpretação em alguns conceitos por não terem sido alfabetizados na língua de sinais. É imprescindível, portanto, que se faça uma investigação sobre como produzir e/ou adaptar materiais/recursos tornando acessível e estabelecendo diretrizes na realização de uma concepção de ensino aprendizagem voltada aos alunos surdos. O presente trabalho busca conhecer práticas que possam servir de instrumentos para alunos surdos. Para compreender como pode ocorrer a adaptação desses recursos no contexto escolar, esse estudo procurou entender o que é o letramento visual em uma perspectiva inclusiva de larga escala, como esses recursos emergem e se fortalecem na acessibilidade comunicacional. Por isso, entre os resultados apurados, percebeu-se a importância da revisão de artigos, livros e revistas que abordam o tema estudado e igualmente o contexto linguístico que envolve o processo de ensino e aprendizagem do aluno com surdez na disciplina de ciências, esta, efetuando-se em sua primeira língua (LIBRAS) e este aparato importou a mudanças de conceitos e papéis dentro do ambiente educacional voltado a uma proposta bilíngue, na qual, o corpo escolar se tornou autores principais nas tomadas de decisões direcionadas a uma verdadeira inclusão social e escolar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.