Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENREDO DAS NARRATIVAS ELABORADOS COM AS CRIANÇAS COMO POTÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97034
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3161
    "inscrito_id" => 10634
    "titulo" => "O ENREDO DAS NARRATIVAS ELABORADOS COM AS CRIANÇAS COMO POTÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O texto tem por objetivo refletir sobre os enredos construídos com as crianças durante as brincadeiras infantis. Partimos do entendimento de que as brincadeiras são um dos elementos que compõem as culturas infantis, potentes para a construção das relações na Educação Infantil. As relações construídas no cotidiano da Educação Infantil, sejam elas dos sujeitos (adultos/crianças) entre si, ou dos sujeitos com os seus saberes em interlocução com os conhecimentos construídos decorrem da intencionalidade docente, expressa na organização do planejamento das ações pedagógicas. Considerando nossa prática docente, e também da atuação na gestão, pesquisa e extensão, desenvolvida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, estamos aprendendo sobre a potência dos enredos que construímos em colaboração com as crianças, durante as brincadeiras. Os enredos decorrem da observação, escuta, registro, reflexão e por fim, organização do planejamento enquanto proposta a ser vivida a partir da seleção de um determinado conjunto de materiais, a serem disponibilizados no espaço, possibilitando ao docente e às crianças realizar escolhas para compor os cenários de brincadeira. Diferentes enredos podem, ao longo de um período, acontecer simultaneamente, cabendo aos adultos estar disponível, enquanto presença ativa, sutil e paciente, que observa e intervém de forma a construir a relação entre os saberes do mundo das crianças e o conhecimento, desafiando a apropriação e articulação nas/das suas aprendizagens. Enquanto Colégio de Aplicação, e portanto espaço preferencial para o desenvolvimento de práticas de ensino, percebemos que vem sendo um desafio compartilhar e construir este modo de ser docente com as/os acadêmicos/as que procuram a Unidade para o desenvolvimento das práticas de Estágio Curricular obrigatório."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10634_TB3161_04102023222422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALIANA LÖFFLER"
    "autor_nome_curto" => "DALIANA"
    "autor_email" => "daliana.loffler@ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97034
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3161
    "inscrito_id" => 10634
    "titulo" => "O ENREDO DAS NARRATIVAS ELABORADOS COM AS CRIANÇAS COMO POTÊNCIA PARA A CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO INFANTIL"
    "resumo" => "O texto tem por objetivo refletir sobre os enredos construídos com as crianças durante as brincadeiras infantis. Partimos do entendimento de que as brincadeiras são um dos elementos que compõem as culturas infantis, potentes para a construção das relações na Educação Infantil. As relações construídas no cotidiano da Educação Infantil, sejam elas dos sujeitos (adultos/crianças) entre si, ou dos sujeitos com os seus saberes em interlocução com os conhecimentos construídos decorrem da intencionalidade docente, expressa na organização do planejamento das ações pedagógicas. Considerando nossa prática docente, e também da atuação na gestão, pesquisa e extensão, desenvolvida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, estamos aprendendo sobre a potência dos enredos que construímos em colaboração com as crianças, durante as brincadeiras. Os enredos decorrem da observação, escuta, registro, reflexão e por fim, organização do planejamento enquanto proposta a ser vivida a partir da seleção de um determinado conjunto de materiais, a serem disponibilizados no espaço, possibilitando ao docente e às crianças realizar escolhas para compor os cenários de brincadeira. Diferentes enredos podem, ao longo de um período, acontecer simultaneamente, cabendo aos adultos estar disponível, enquanto presença ativa, sutil e paciente, que observa e intervém de forma a construir a relação entre os saberes do mundo das crianças e o conhecimento, desafiando a apropriação e articulação nas/das suas aprendizagens. Enquanto Colégio de Aplicação, e portanto espaço preferencial para o desenvolvimento de práticas de ensino, percebemos que vem sendo um desafio compartilhar e construir este modo de ser docente com as/os acadêmicos/as que procuram a Unidade para o desenvolvimento das práticas de Estágio Curricular obrigatório."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID10634_TB3161_04102023222422.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DALIANA LÖFFLER"
    "autor_nome_curto" => "DALIANA"
    "autor_email" => "daliana.loffler@ufsm.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O texto tem por objetivo refletir sobre os enredos construídos com as crianças durante as brincadeiras infantis. Partimos do entendimento de que as brincadeiras são um dos elementos que compõem as culturas infantis, potentes para a construção das relações na Educação Infantil. As relações construídas no cotidiano da Educação Infantil, sejam elas dos sujeitos (adultos/crianças) entre si, ou dos sujeitos com os seus saberes em interlocução com os conhecimentos construídos decorrem da intencionalidade docente, expressa na organização do planejamento das ações pedagógicas. Considerando nossa prática docente, e também da atuação na gestão, pesquisa e extensão, desenvolvida na Unidade de Educação Infantil Ipê Amarelo, vinculada à Universidade Federal de Santa Maria, estamos aprendendo sobre a potência dos enredos que construímos em colaboração com as crianças, durante as brincadeiras. Os enredos decorrem da observação, escuta, registro, reflexão e por fim, organização do planejamento enquanto proposta a ser vivida a partir da seleção de um determinado conjunto de materiais, a serem disponibilizados no espaço, possibilitando ao docente e às crianças realizar escolhas para compor os cenários de brincadeira. Diferentes enredos podem, ao longo de um período, acontecer simultaneamente, cabendo aos adultos estar disponível, enquanto presença ativa, sutil e paciente, que observa e intervém de forma a construir a relação entre os saberes do mundo das crianças e o conhecimento, desafiando a apropriação e articulação nas/das suas aprendizagens. Enquanto Colégio de Aplicação, e portanto espaço preferencial para o desenvolvimento de práticas de ensino, percebemos que vem sendo um desafio compartilhar e construir este modo de ser docente com as/os acadêmicos/as que procuram a Unidade para o desenvolvimento das práticas de Estágio Curricular obrigatório.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.