AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95477 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1096 "inscrito_id" => 10208 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Dado o cenário educacional atual, que ainda sofre os impactos negativos ocasionados pelo período pandêmico e, que em função disto vem evidenciando um grande atraso nos níveis de alfabetização esperados, tem-se, de maneira ainda mais clara, a necessidade de encontrar todas as formas possíveis de alfabetizar a partir de recursos adequados ao perfil de cada aluno. Neste estudo, consideramos que a prática de leitura acontece na alfabetização, mas que a prática da obra literária muitas vezes é evitada, já que, em geral, o docente prefere trabalhar apenas com pequenos trechos. Visto que o livro infantil pode ser utilizado como recurso pedagógico capaz de oferecer uma nova perspectiva em sala de aula, inclusive no que tange à decodificação do código linguístico, este trabalho tem por objetivo apontar as principais contribuições que a prática da leitura literária proporciona ao processo de alfabetização. Para tanto, o referencial metodológico utilizado encontra-se no âmbito da metodologia de pesquisa exploratória, onde acontece o levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como o relato de observações ocorridas no cotidiano escolar. A partir disso, é possível propor estratégias pedagógicas que trabalhem a literatura infantil de modo acontribuir para a recuperação do cenário de atraso no qual a alfabetização se encontra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10208_TB1096_01052023230709.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA ELLEN DO NASCIMENTO BERNARDES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "j3s2bernardes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95477 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 1096 "inscrito_id" => 10208 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA PRÁTICA DE LEITURA LITERÁRIA PARA O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Dado o cenário educacional atual, que ainda sofre os impactos negativos ocasionados pelo período pandêmico e, que em função disto vem evidenciando um grande atraso nos níveis de alfabetização esperados, tem-se, de maneira ainda mais clara, a necessidade de encontrar todas as formas possíveis de alfabetizar a partir de recursos adequados ao perfil de cada aluno. Neste estudo, consideramos que a prática de leitura acontece na alfabetização, mas que a prática da obra literária muitas vezes é evitada, já que, em geral, o docente prefere trabalhar apenas com pequenos trechos. Visto que o livro infantil pode ser utilizado como recurso pedagógico capaz de oferecer uma nova perspectiva em sala de aula, inclusive no que tange à decodificação do código linguístico, este trabalho tem por objetivo apontar as principais contribuições que a prática da leitura literária proporciona ao processo de alfabetização. Para tanto, o referencial metodológico utilizado encontra-se no âmbito da metodologia de pesquisa exploratória, onde acontece o levantamento bibliográfico sobre o assunto, bem como o relato de observações ocorridas no cotidiano escolar. A partir disso, é possível propor estratégias pedagógicas que trabalhem a literatura infantil de modo acontribuir para a recuperação do cenário de atraso no qual a alfabetização se encontra." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID10208_TB1096_01052023230709.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÉSSICA ELLEN DO NASCIMENTO BERNARDES" "autor_nome_curto" => "JÉSSICA" "autor_email" => "j3s2bernardes@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }