Este artigo é parte da dissertação de mestrado cujo objetivo é analisar as características das atividades práticas experimentais, propostas nos livros didáticos de ciências dos anos iniciais do ensino fundamental, à luz da abordagem didática do ensino por investigação, levando-se em consideração o quadriênio 2019/2022 do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD). . Trata-se uma pesquisa qualitativa, do tipo documental, onde as utilizou a classificação das atividades práticas as apresentadas por Campos e Nigro (1999): demonstração prática, experimento ilustrativo, experimento descritivo e experimento investigativo. Com relação à classificação das atividades investigativas, levaremos em consideração a apresentada por Sá, Lima e Aguiar (2011): apresentação de um problema; valorização do debate e argumentação; obtenção e avaliação de evidências; aplicação e avaliação de teorias científicas e possibilidade de múltiplas interpretações. Levamos em consideração, também, os graus de liberdade intelectual de Carvalho (2018), onde quanto maior o grau de liberdade intelectual, maior será o processo investigativo. Com isso, pretende-se neste artigo apresentar alguns resultados preliminares da pesquisa em curso.