PALEONTOLOGIA NO ENSINO BÁSICO: UMA INICIATIVA DE POPULARIZAR ESSA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99434 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6292 "inscrito_id" => 15519 "titulo" => "PALEONTOLOGIA NO ENSINO BÁSICO: UMA INICIATIVA DE POPULARIZAR ESSA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Projeto Social, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara. O trabalho foi aplicado na turma de 6º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais, de uma Escola de Ensino Fundamental do município de Acopiara, Ceará. A atividade foi idealizada com o objetivo de otimizar a compreensão dos conteúdos em paleontologia contextualizando essa ciência como parte necessária para se entender os processos biológicos que ocorrem no nosso planeta. Esse projeto se justifica a partir da escassez desse conteúdo no ensino básico, tendo em vista sua importância para o entendimento de outros conteúdos relacionados à disciplina de ciências. No primeiro momento foi realizado um questionário para identificar o conhecimento prévio sobre o tema, que serviu de norteador para as próximas ações. Em seguida a realização de uma aula teórica introdutória abordando as deficiências encontradas com a análise do questionário, e depois uma prática com a construção de um material didático em gesso, representando os fósseis estudados, que posteriormente foram disponibilizados para a escola ter em seu acervo. Por último, foi aplicado um questionário final. Através dessa experiência foi possível identificar que o desenvolvimento de aulas práticas utilizando materiais de baixo custo de forma lúdica pode ser uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, pois promove engajamento e protagonismo do corpo discente, melhorando seu interesse e compreensão da temática da paleontologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15519_TB6292_20112023090957.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.carvalho.rodrigues" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99434 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6292 "inscrito_id" => 15519 "titulo" => "PALEONTOLOGIA NO ENSINO BÁSICO: UMA INICIATIVA DE POPULARIZAR ESSA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de um relato de experiência de uma atividade realizada no âmbito do componente curricular obrigatório do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Projeto Social, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Acopiara. O trabalho foi aplicado na turma de 6º ano do Ensino Fundamental, Anos Finais, de uma Escola de Ensino Fundamental do município de Acopiara, Ceará. A atividade foi idealizada com o objetivo de otimizar a compreensão dos conteúdos em paleontologia contextualizando essa ciência como parte necessária para se entender os processos biológicos que ocorrem no nosso planeta. Esse projeto se justifica a partir da escassez desse conteúdo no ensino básico, tendo em vista sua importância para o entendimento de outros conteúdos relacionados à disciplina de ciências. No primeiro momento foi realizado um questionário para identificar o conhecimento prévio sobre o tema, que serviu de norteador para as próximas ações. Em seguida a realização de uma aula teórica introdutória abordando as deficiências encontradas com a análise do questionário, e depois uma prática com a construção de um material didático em gesso, representando os fósseis estudados, que posteriormente foram disponibilizados para a escola ter em seu acervo. Por último, foi aplicado um questionário final. Através dessa experiência foi possível identificar que o desenvolvimento de aulas práticas utilizando materiais de baixo custo de forma lúdica pode ser uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, pois promove engajamento e protagonismo do corpo discente, melhorando seu interesse e compreensão da temática da paleontologia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID15519_TB6292_20112023090957.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAFAEL CARVALHO RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "RAFAEL" "autor_email" => "rafael.carvalho.rodrigues" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }