Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PODCAST COMO INCENTIVO À PRÁTICA DISCURSIVA ORAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 96565
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2538
    "inscrito_id" => 13220
    "titulo" => "O PODCAST COMO INCENTIVO À PRÁTICA DISCURSIVA ORAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Esta pesquisa é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Licenciatura em Pedagogia, o qual está em andamento e tem como finalidade analisar e refletir sobre a potencialidade tecnológica do podcast no ensino da língua portuguesa. Tal ferramenta possibilita trazer uma vertente mais interativa, dinâmica e estimulante para o processo de ensino da leitura, além de possibilitar o aprimoramento de habilidades que direciona a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) para a prática do professor. Neste sentido, este trabalho visa apresentar uma proposta de aula com ênfase na oralidade para promoção do letramento literário de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa pautada em uma investigação bibliográfica fundamentada nas teorias dos seguintes autores: Silva (1999), Lajolo (1982), Freire (1989), Moram (2015), Jesus (2014), Bottentuit Junior e Coutinho (2009), Fonseca (2002), Zanette (2017), Gatti (2010), Libânio (2006), Bardino (2011), Soares (2003), dentre outros. A partir desse estudo, compreende-se que o podcast, possibilita o aprimoramento de habilidades, além de desenvolver e instigar o hábito pela leitura. Diante das considerações descritas, torna-se relevante este estudo a fim de que haja o incentivo à prática discursiva oral nas aulas de língua portuguesa, visto que o potencial educativo do podcast está atrelado a inovação tecnológica. Vale destacar que seu uso auxilia no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, proporcionando uma melhoria no desempenho em relação a leitura, intepretação, criatividade, oralidade e produção de texto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13220_TB2538_04102023232058.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE IMACULADA SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE IMACULADA"
    "autor_email" => "joyceimaculada@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 96565
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 2538
    "inscrito_id" => 13220
    "titulo" => "O PODCAST COMO INCENTIVO À PRÁTICA DISCURSIVA ORAL NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA"
    "resumo" => "Esta pesquisa é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Licenciatura em Pedagogia, o qual está em andamento e tem como finalidade analisar e refletir sobre a potencialidade tecnológica do podcast no ensino da língua portuguesa. Tal ferramenta possibilita trazer uma vertente mais interativa, dinâmica e estimulante para o processo de ensino da leitura, além de possibilitar o aprimoramento de habilidades que direciona a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) para a prática do professor. Neste sentido, este trabalho visa apresentar uma proposta de aula com ênfase na oralidade para promoção do letramento literário de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa pautada em uma investigação bibliográfica fundamentada nas teorias dos seguintes autores: Silva (1999), Lajolo (1982), Freire (1989), Moram (2015), Jesus (2014), Bottentuit Junior e Coutinho (2009), Fonseca (2002), Zanette (2017), Gatti (2010), Libânio (2006), Bardino (2011), Soares (2003), dentre outros. A partir desse estudo, compreende-se que o podcast, possibilita o aprimoramento de habilidades, além de desenvolver e instigar o hábito pela leitura. Diante das considerações descritas, torna-se relevante este estudo a fim de que haja o incentivo à prática discursiva oral nas aulas de língua portuguesa, visto que o potencial educativo do podcast está atrelado a inovação tecnológica. Vale destacar que seu uso auxilia no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, proporcionando uma melhoria no desempenho em relação a leitura, intepretação, criatividade, oralidade e produção de texto."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID13220_TB2538_04102023232058.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOYCE IMACULADA SOUZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOYCE IMACULADA"
    "autor_email" => "joyceimaculada@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE SANTISSIMA TRINDADE (FAST)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esta pesquisa é um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Licenciatura em Pedagogia, o qual está em andamento e tem como finalidade analisar e refletir sobre a potencialidade tecnológica do podcast no ensino da língua portuguesa. Tal ferramenta possibilita trazer uma vertente mais interativa, dinâmica e estimulante para o processo de ensino da leitura, além de possibilitar o aprimoramento de habilidades que direciona a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018) para a prática do professor. Neste sentido, este trabalho visa apresentar uma proposta de aula com ênfase na oralidade para promoção do letramento literário de alunos do 5º ano do ensino fundamental. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa pautada em uma investigação bibliográfica fundamentada nas teorias dos seguintes autores: Silva (1999), Lajolo (1982), Freire (1989), Moram (2015), Jesus (2014), Bottentuit Junior e Coutinho (2009), Fonseca (2002), Zanette (2017), Gatti (2010), Libânio (2006), Bardino (2011), Soares (2003), dentre outros. A partir desse estudo, compreende-se que o podcast, possibilita o aprimoramento de habilidades, além de desenvolver e instigar o hábito pela leitura. Diante das considerações descritas, torna-se relevante este estudo a fim de que haja o incentivo à prática discursiva oral nas aulas de língua portuguesa, visto que o potencial educativo do podcast está atrelado a inovação tecnológica. Vale destacar que seu uso auxilia no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, proporcionando uma melhoria no desempenho em relação a leitura, intepretação, criatividade, oralidade e produção de texto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.