Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ABORDAGEM SOBRE O DOMÍNIO CAATINGA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95412
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1016
    "inscrito_id" => 11805
    "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ABORDAGEM SOBRE O DOMÍNIO CAATINGA"
    "resumo" => "Os livros didáticos são instrumentos importantes para a construção do conhecimento dos estudantes por proporcionar, muitas vezes, o primeiro contato dos alunos com um determinado tema. Com enfoque nisso, o presente trabalho busca analisar a abordagem do domínio Caatinga em livros didáticos de Ciências do 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais para conhecer a abordagem didática do tema. É de suma relevância conhecer como é a contextualização dessa temática nas coleções para verificarmos a contribuição deste recurso didático para a aprendizagem dos alunos à respeito da diferenças entre bioma e domínio e se os estudantes relacionam o que é aprendido com a sua realidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica feita nos livros didáticos da coleção Companhia das Ciências da Editora Saraiva PNL de uma escola do município de Acopiara e da coleção Araribá Mais – Ciências da Editora Moderna utilizado por uma escola do município de Deputado Irapuan Pinheiro, ambos localizados no estado do Ceará. Foram estabelecidos critérios para análise de conteúdo nas referidas coleções. Diante da análise, foi possível observar que no livro Companhia das Ciências o conteúdo sobre Caatinga é abordado de forma sucinta em apenas quatro páginas, os textos complementares são pouco estruturados e com letras muito pequenas. Contudo, a edição traz orientações didáticas para o docente aplicar em sala de aula como, por exemplo, sites para pesquisa, atividades didáticas e aula prática, que contribuem na compreensão sobre o tema. Já a partir da análise do livro Araribá Mais – Ciências observou-se que o domínio em questão é resumido em três páginas, trazendo poucas informações relevantes. Além disso, estão ausentes os textos complementares e as orientações didáticas para aplicação do conteúdo em sala de aula. Considera-se, portanto, a necessidade de melhor estruturação dos livros didáticos para abordagem do conteúdo referente ao domínio Caatinga."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11805_TB1016_10112023131813.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS"
    "autor_email" => "mateus.silva.ribeiro08@al"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95412
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1016
    "inscrito_id" => 11805
    "titulo" => "ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: ABORDAGEM SOBRE O DOMÍNIO CAATINGA"
    "resumo" => "Os livros didáticos são instrumentos importantes para a construção do conhecimento dos estudantes por proporcionar, muitas vezes, o primeiro contato dos alunos com um determinado tema. Com enfoque nisso, o presente trabalho busca analisar a abordagem do domínio Caatinga em livros didáticos de Ciências do 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais para conhecer a abordagem didática do tema. É de suma relevância conhecer como é a contextualização dessa temática nas coleções para verificarmos a contribuição deste recurso didático para a aprendizagem dos alunos à respeito da diferenças entre bioma e domínio e se os estudantes relacionam o que é aprendido com a sua realidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica feita nos livros didáticos da coleção Companhia das Ciências da Editora Saraiva PNL de uma escola do município de Acopiara e da coleção Araribá Mais – Ciências da Editora Moderna utilizado por uma escola do município de Deputado Irapuan Pinheiro, ambos localizados no estado do Ceará. Foram estabelecidos critérios para análise de conteúdo nas referidas coleções. Diante da análise, foi possível observar que no livro Companhia das Ciências o conteúdo sobre Caatinga é abordado de forma sucinta em apenas quatro páginas, os textos complementares são pouco estruturados e com letras muito pequenas. Contudo, a edição traz orientações didáticas para o docente aplicar em sala de aula como, por exemplo, sites para pesquisa, atividades didáticas e aula prática, que contribuem na compreensão sobre o tema. Já a partir da análise do livro Araribá Mais – Ciências observou-se que o domínio em questão é resumido em três páginas, trazendo poucas informações relevantes. Além disso, estão ausentes os textos complementares e as orientações didáticas para aplicação do conteúdo em sala de aula. Considera-se, portanto, a necessidade de melhor estruturação dos livros didáticos para abordagem do conteúdo referente ao domínio Caatinga."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID11805_TB1016_10112023131813.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATEUS DA SILVA RIBEIRO"
    "autor_nome_curto" => "MATEUS"
    "autor_email" => "mateus.silva.ribeiro08@al"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Os livros didáticos são instrumentos importantes para a construção do conhecimento dos estudantes por proporcionar, muitas vezes, o primeiro contato dos alunos com um determinado tema. Com enfoque nisso, o presente trabalho busca analisar a abordagem do domínio Caatinga em livros didáticos de Ciências do 7° ano do Ensino Fundamental Anos Finais para conhecer a abordagem didática do tema. É de suma relevância conhecer como é a contextualização dessa temática nas coleções para verificarmos a contribuição deste recurso didático para a aprendizagem dos alunos à respeito da diferenças entre bioma e domínio e se os estudantes relacionam o que é aprendido com a sua realidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica feita nos livros didáticos da coleção Companhia das Ciências da Editora Saraiva PNL de uma escola do município de Acopiara e da coleção Araribá Mais – Ciências da Editora Moderna utilizado por uma escola do município de Deputado Irapuan Pinheiro, ambos localizados no estado do Ceará. Foram estabelecidos critérios para análise de conteúdo nas referidas coleções. Diante da análise, foi possível observar que no livro Companhia das Ciências o conteúdo sobre Caatinga é abordado de forma sucinta em apenas quatro páginas, os textos complementares são pouco estruturados e com letras muito pequenas. Contudo, a edição traz orientações didáticas para o docente aplicar em sala de aula como, por exemplo, sites para pesquisa, atividades didáticas e aula prática, que contribuem na compreensão sobre o tema. Já a partir da análise do livro Araribá Mais – Ciências observou-se que o domínio em questão é resumido em três páginas, trazendo poucas informações relevantes. Além disso, estão ausentes os textos complementares e as orientações didáticas para aplicação do conteúdo em sala de aula. Considera-se, portanto, a necessidade de melhor estruturação dos livros didáticos para abordagem do conteúdo referente ao domínio Caatinga.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.