O objetivo do trabalho é analisar as pesquisas apresentadas no Congresso Nacional de Educação (CONEDU) sobre o Programa de Residência Pedagógica (PRP) e sua relação a Inovação Educacional. Este trabalho consiste em um recorte de um levantamento de uma pesquisa mais ampla, na qual estão sendo sistematizados e analisados dados sobre a Inovação Educacional no PRP no contexto da formação de professores de Biologia. Trata-se, portanto, de uma Revisão Sistemática (RS), que buscando as contribuições dessa temática nas diversas área do conhecimento. Considerando o exposto, a RS se caracteriza como uma pesquisa exploratória, do tipo bibliográfica, com levantamentos realizados nos anais do evento, abrangendo desde a primeira edição em 2014 até 2022. A escolha do CONEDU como base de dados se deu em função de sua relevância no campo da Educação. No entanto, foram encontrados poucos estudos relacionados ao objeto de pesquisa (PRP), cujo fato indica a escassez de pesquisas voltadas para o PRP, com enfoque na formação de professores e sua relação com a inovação. Assim, este estudo sustenta a importância desse levantamento para a comunidade acadêmica e para a área da educação e ressalta a necessidade de novas pesquisas e enfoques que fortaleçam a discussão sobre o PRP e suas implicações para a inovação na formação de professores.