UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MEIO AMBIENTE E SAÚDE EM FOCO
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99407 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6257 "inscrito_id" => 20734 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MEIO AMBIENTE E SAÚDE EM FOCO" "resumo" => "O presente artigo aborda as contribuições das metodologias ativas aplicadas no ensino do componente curricular “Meio ambiente e saúde em foco”, enfatizando o contexto histórico do Sistema Único de Saúde - SUS e seus Programas Sociais prestados à população brasileira. Com a inserção das novas disciplinas do Novo Ensino Médio, houve a necessidade de inovar o conhecimento na área da saúde, possibilitando à compreensão das finalidades, benefícios e dificuldades do tema em questão. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento dos estudantes acerca do SUS e os Programas Sociais desenvolvidos no Brasil, bem como despertar nos mesmos o interesse em compreender o universo da saúde através da dinâmica entre teoria e prática, utilizando as tecnologias digitais a seu favor. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário prévio considerado uma avaliação diagnóstica e em seguida, utilizou-se as metodologias ativas: vídeo de curta-metragem e quiz, abordando os conteúdos trabalhados nas aulas. A amostra foi constituída por estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, da cidade de Humaitá/AM. Os resultados mostraram que os estudantes puderam conhecer as finalidades de cada serviço do SUS, as necessidades de se buscar o atendimento correto, evitando longas filas de espera, o bom andamento do atendimento do SUS, assim como os principais problemas enfrentados nesse sistema, tais como: a falta de estrutura (Hospitais, UBS, Pronto Socorro), as longas filas de espera, falta de medicamentos, de demanda e formação de profissionais especializados, dentre outros fatores. Portanto, podemos inferir que as metodologias ativas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem serviram como conscientização ao estudante sobre os direitos adquiridos ao atendimento, ao serviço de qualidade entre outros. Enfim, espera-se que cada envolvido nesse processo tenha plena consciência do seu papel na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20734_TB6257_20062023185736.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDIELLY SILVA TOLEDO" "autor_nome_curto" => "IDIELLY" "autor_email" => "idielly.toledo@seducam.pr" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99407 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6257 "inscrito_id" => 20734 "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MEIO AMBIENTE E SAÚDE EM FOCO" "resumo" => "O presente artigo aborda as contribuições das metodologias ativas aplicadas no ensino do componente curricular “Meio ambiente e saúde em foco”, enfatizando o contexto histórico do Sistema Único de Saúde - SUS e seus Programas Sociais prestados à população brasileira. Com a inserção das novas disciplinas do Novo Ensino Médio, houve a necessidade de inovar o conhecimento na área da saúde, possibilitando à compreensão das finalidades, benefícios e dificuldades do tema em questão. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento dos estudantes acerca do SUS e os Programas Sociais desenvolvidos no Brasil, bem como despertar nos mesmos o interesse em compreender o universo da saúde através da dinâmica entre teoria e prática, utilizando as tecnologias digitais a seu favor. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário prévio considerado uma avaliação diagnóstica e em seguida, utilizou-se as metodologias ativas: vídeo de curta-metragem e quiz, abordando os conteúdos trabalhados nas aulas. A amostra foi constituída por estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, da cidade de Humaitá/AM. Os resultados mostraram que os estudantes puderam conhecer as finalidades de cada serviço do SUS, as necessidades de se buscar o atendimento correto, evitando longas filas de espera, o bom andamento do atendimento do SUS, assim como os principais problemas enfrentados nesse sistema, tais como: a falta de estrutura (Hospitais, UBS, Pronto Socorro), as longas filas de espera, falta de medicamentos, de demanda e formação de profissionais especializados, dentre outros fatores. Portanto, podemos inferir que as metodologias ativas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem serviram como conscientização ao estudante sobre os direitos adquiridos ao atendimento, ao serviço de qualidade entre outros. Enfim, espera-se que cada envolvido nesse processo tenha plena consciência do seu papel na sociedade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20734_TB6257_20062023185736.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IDIELLY SILVA TOLEDO" "autor_nome_curto" => "IDIELLY" "autor_email" => "idielly.toledo@seducam.pr" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }