Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MEIO AMBIENTE E SAÚDE EM FOCO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 99407
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6257
    "inscrito_id" => 20734
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MEIO AMBIENTE E SAÚDE EM FOCO"
    "resumo" => "O presente artigo aborda as contribuições das metodologias ativas aplicadas no ensino do componente curricular “Meio ambiente e saúde em foco”, enfatizando o contexto histórico do Sistema Único de Saúde - SUS e seus Programas Sociais prestados à população brasileira. Com a inserção das novas disciplinas do Novo Ensino Médio, houve a necessidade de inovar o conhecimento na área da saúde, possibilitando à compreensão das finalidades, benefícios e dificuldades do tema em questão. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento dos estudantes acerca do SUS e os Programas Sociais desenvolvidos no Brasil, bem como despertar nos mesmos o interesse em compreender o universo da saúde através da dinâmica entre teoria e prática, utilizando as tecnologias digitais a seu favor. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário prévio considerado uma avaliação diagnóstica e em seguida, utilizou-se as metodologias ativas: vídeo de curta-metragem e quiz, abordando os conteúdos trabalhados nas aulas. A amostra foi constituída por estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, da cidade de Humaitá/AM. Os resultados mostraram que os estudantes puderam conhecer as finalidades de cada serviço do SUS, as necessidades de se buscar o atendimento correto, evitando longas filas de espera, o bom andamento do atendimento do SUS, assim como os principais problemas enfrentados nesse sistema, tais como: a falta de estrutura (Hospitais, UBS, Pronto Socorro), as longas filas de espera, falta de medicamentos, de demanda e formação de profissionais especializados, dentre outros fatores. Portanto, podemos inferir que as metodologias ativas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem serviram como conscientização ao estudante sobre os direitos adquiridos ao atendimento, ao serviço de qualidade entre outros. Enfim, espera-se que cada envolvido nesse processo tenha plena consciência do seu papel na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20734_TB6257_20062023185736.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IDIELLY SILVA TOLEDO"
    "autor_nome_curto" => "IDIELLY"
    "autor_email" => "idielly.toledo@seducam.pr"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 99407
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 6257
    "inscrito_id" => 20734
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR MEIO AMBIENTE E SAÚDE EM FOCO"
    "resumo" => "O presente artigo aborda as contribuições das metodologias ativas aplicadas no ensino do componente curricular “Meio ambiente e saúde em foco”, enfatizando o contexto histórico do Sistema Único de Saúde - SUS e seus Programas Sociais prestados à população brasileira. Com a inserção das novas disciplinas do Novo Ensino Médio, houve a necessidade de inovar o conhecimento na área da saúde, possibilitando à compreensão das finalidades, benefícios e dificuldades do tema em questão. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento dos estudantes acerca do SUS e os Programas Sociais desenvolvidos no Brasil, bem como despertar nos mesmos o interesse em compreender o universo da saúde através da dinâmica entre teoria e prática, utilizando as tecnologias digitais a seu favor. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário prévio considerado uma avaliação diagnóstica e em seguida, utilizou-se as metodologias ativas: vídeo de curta-metragem e quiz, abordando os conteúdos trabalhados nas aulas. A amostra foi constituída por estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, da cidade de Humaitá/AM. Os resultados mostraram que os estudantes puderam conhecer as finalidades de cada serviço do SUS, as necessidades de se buscar o atendimento correto, evitando longas filas de espera, o bom andamento do atendimento do SUS, assim como os principais problemas enfrentados nesse sistema, tais como: a falta de estrutura (Hospitais, UBS, Pronto Socorro), as longas filas de espera, falta de medicamentos, de demanda e formação de profissionais especializados, dentre outros fatores. Portanto, podemos inferir que as metodologias ativas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem serviram como conscientização ao estudante sobre os direitos adquiridos ao atendimento, ao serviço de qualidade entre outros. Enfim, espera-se que cada envolvido nesse processo tenha plena consciência do seu papel na sociedade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD4_ID20734_TB6257_20062023185736.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:29"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "IDIELLY SILVA TOLEDO"
    "autor_nome_curto" => "IDIELLY"
    "autor_email" => "idielly.toledo@seducam.pr"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O presente artigo aborda as contribuições das metodologias ativas aplicadas no ensino do componente curricular “Meio ambiente e saúde em foco”, enfatizando o contexto histórico do Sistema Único de Saúde - SUS e seus Programas Sociais prestados à população brasileira. Com a inserção das novas disciplinas do Novo Ensino Médio, houve a necessidade de inovar o conhecimento na área da saúde, possibilitando à compreensão das finalidades, benefícios e dificuldades do tema em questão. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi analisar o conhecimento dos estudantes acerca do SUS e os Programas Sociais desenvolvidos no Brasil, bem como despertar nos mesmos o interesse em compreender o universo da saúde através da dinâmica entre teoria e prática, utilizando as tecnologias digitais a seu favor. A pesquisa possuiu abordagem qualitativa, do tipo descritiva. O instrumento utilizado foi um questionário prévio considerado uma avaliação diagnóstica e em seguida, utilizou-se as metodologias ativas: vídeo de curta-metragem e quiz, abordando os conteúdos trabalhados nas aulas. A amostra foi constituída por estudantes da 2ª série do Ensino Médio, de uma escola da rede pública estadual, da cidade de Humaitá/AM. Os resultados mostraram que os estudantes puderam conhecer as finalidades de cada serviço do SUS, as necessidades de se buscar o atendimento correto, evitando longas filas de espera, o bom andamento do atendimento do SUS, assim como os principais problemas enfrentados nesse sistema, tais como: a falta de estrutura (Hospitais, UBS, Pronto Socorro), as longas filas de espera, falta de medicamentos, de demanda e formação de profissionais especializados, dentre outros fatores. Portanto, podemos inferir que as metodologias ativas aplicadas no processo de ensino e aprendizagem serviram como conscientização ao estudante sobre os direitos adquiridos ao atendimento, ao serviço de qualidade entre outros. Enfim, espera-se que cada envolvido nesse processo tenha plena consciência do seu papel na sociedade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.