O uso de jogos digitais como uma forma complementar de ensino tem se mostrado eficiente nas salas de aula, facilitando a aprendizagem dos estudantes. Muitos alunos têm dificuldade em relacionar à matéria no seu dia a dia, o que torna os métodos convencionais de ensino desgastantes e pouco produtivos, pois acabam forçando a memorização em vez da assimilação do conteúdo. Nesse sentido, é necessário buscar inovações para o aprendizado dos discentes, como os jogos digitais voltados para a educação. Esses jogos conquistam a atenção dos alunos, motivando-os a aprender enquanto se divertem, o que enriquece ainda mais seu aprendizado. Neste estudo, foi avaliado o desenvolvimento e a utilização de um jogo didático como ferramenta educacional no ensino médio, especificamente no componente curricular de Química. Para isso, utilizou-se a plataforma de criação de jogos RPG Maker MV para desenvolver um ambiente laboratorial, no qual o jogador aprende sobre boas práticas de segurança de forma segura e confortável, evitando possíveis acidentes e outros problemas. De acordo com a opinião dos alunos, que tiveram acesso ao jogo, de forma geral, o jogo auxiliou na compreensão e aprendizado das normas laboratoriais e convívio no laboratório. Desse modo, conclui-se que a importância e a necessidade de explorar ainda mais os recursos tecnológicos como forma de agregar conhecimento de maneira lúdica na vida dos jovens é imprescindível para um ensino aprendizagem significativo.