O trabalho com projetos pedagógicos traduz um ensino de forma contextualizada contribuindo para uma aprendizagem qualificada. Nesse sentido, o professor de qualquer área pode explorar projetos para incentivar seus alunos a superar dificuldades e ainda apresentar satisfação pelo aprendido. Nesse sentido, posta-se como excelente abordagem quanto ao estímulo da leitura prazerosa, pois trata-se de uma das ferramentas essenciais para que o indivíduo construa o conhecimento e exerça a cidadania. Além disso, ampliar o entendimento de mundo, propiciar o acesso à informação de maneira autônoma e incitar à imaginação, estimulando a reflexão crítica, o debate e a troca de ideias. Justifica-se o trabalho com projetos em Língua Portuguesa, por exemplo, com o intuito do incentivo a leitura, pois é sabido que, na realidade atual, muitos alunos resistem à leitura de gêneros físicos. Ancorado nessas informações, esse trabalho trata-se de um relato de experiência através da aplicabilidade do projeto "Violência urbana: dos contos ao reconto “A arte imita a vida", cujo objetivo era desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita do educando, através da análise, reflexão e reescrita de narrativas do gênero conto que abordam a violência urbana, contribuindo para a formação leitora. A pesquisa qualitativa foi realizada norteada por autores como Freire, Gadotti, Kleiman, Lück, dentre outros estudiosos. A investigação evidenciou que a metodologia docente baseada em projetos com temáticas que sejam do interesse dos alunos estimulam a leitura, criticidade, compreensão e melhor escrita.