O estudo aborda a utilização dos seminários como estratégia de ensino nas licenciaturas tendo como objetivo geral refletir sobre as contribuições do seminário como recurso pedagógico adotado em licenciaturas ressaltando o protagonismo e a autonomia do aluno do ensino superior. Para atingir tal finalidade a pesquisa adota a abordagem qualitativa, por meio de Pesquisa bibliográfica. Como aporte teórico elegemos Severino (2017), Veiga (2013), Luckesi (2005) e Freire (1996). Os dados coletados permitiram verificar que o seminário se configura como uma das metodologias ativas que contribuem para que os educandos de licenciaturas do ensino superior desenvolvam o trabalho em equipe, o diálogo, a capacidade de pesquisa, a análise e a síntese, o desenvolvimento da linguagem e da autonomia. Entre as dificuldades identificadas estão o tempo disponível para reuniões de equipe, a responsabilidade de cada membro em assumir as tarefas atribuídas, a superação do medo de falar em público e a adequação do roteiro apresentado à uma estrutura/linguagem acadêmica. A análise permitiu compreender o seminário como uma das alternativas para desenvolver o protagonismo dos alunos do ensino superior, colaborando para formar um perfil de profissional crítico, criativo, autônomo e capaz de conviver com as diferenças.