Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 14 - Educação Ambiental
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100657
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8051
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo apresentar as habilidades e competências do componente curricular Geografia para o Ensino Fundamental. Como metodologia, foi feita uma pesquisa documental com a análise de conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). O componente curricular Geografia tem por base a educação geográfica e cartográfica. A educação geográfica ocorre por meio da formação dos conceitos estruturantes: espaço geográfico; território; região; lugar; paisagem; e escala. Como também, por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico: localização; extensão; distribuição; analogia; diferenciação; conexão; e ordem. A educação cartográfica ocorre através da alfabetização cartográfica e da cartografia: visão horizontal, oblíqua e vertical; imagem bidimensional e tridimensional; pontos, linhas e superfícies; título, legenda, orientação, localização e escala; globo, mapas, cartas, plantas, croquis e maquetes. A Educação Ambiental, juntamente com a Educação para o Consumo, está associada ao tema transversal Meio Ambiente. No componente curricular Geografia, a Educação Ambiental está presente na unidade temática: Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida. As habilidades que são desenvolvidas nessa unidade temática promovem o desenvolvimento das competências socioambientais. A abordagem dessas habilidades e competências no Ensino Fundamental deve estar associada: às teorias socioambientais; aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); aos 5 Ps da Sustentabilidade; à Economia Circular; aos 5 Rs da Sustentabilidade; e às soluções sustentáveis - empreendimentos, objetos e brinquedos ecológicos; robótica sustentável; mídias digitais, culinária, literatura, teatro, dança, música e artes visuais relacionadas ao Meio Ambiente; e hortas orgânicas com jardins sensoriais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID379_TB8051_13112023120249.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO AUGUSTO NOGUEIRA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "queiroztan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100657
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8051
    "inscrito_id" => 379
    "titulo" => "GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: HABILIDADES E COMPETÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Esse artigo tem como objetivo apresentar as habilidades e competências do componente curricular Geografia para o Ensino Fundamental. Como metodologia, foi feita uma pesquisa documental com a análise de conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). O componente curricular Geografia tem por base a educação geográfica e cartográfica. A educação geográfica ocorre por meio da formação dos conceitos estruturantes: espaço geográfico; território; região; lugar; paisagem; e escala. Como também, por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico: localização; extensão; distribuição; analogia; diferenciação; conexão; e ordem. A educação cartográfica ocorre através da alfabetização cartográfica e da cartografia: visão horizontal, oblíqua e vertical; imagem bidimensional e tridimensional; pontos, linhas e superfícies; título, legenda, orientação, localização e escala; globo, mapas, cartas, plantas, croquis e maquetes. A Educação Ambiental, juntamente com a Educação para o Consumo, está associada ao tema transversal Meio Ambiente. No componente curricular Geografia, a Educação Ambiental está presente na unidade temática: Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida. As habilidades que são desenvolvidas nessa unidade temática promovem o desenvolvimento das competências socioambientais. A abordagem dessas habilidades e competências no Ensino Fundamental deve estar associada: às teorias socioambientais; aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); aos 5 Ps da Sustentabilidade; à Economia Circular; aos 5 Rs da Sustentabilidade; e às soluções sustentáveis - empreendimentos, objetos e brinquedos ecológicos; robótica sustentável; mídias digitais, culinária, literatura, teatro, dança, música e artes visuais relacionadas ao Meio Ambiente; e hortas orgânicas com jardins sensoriais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID379_TB8051_13112023120249.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO AUGUSTO NOGUEIRA DE QUEIROZ"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "queiroztan@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Esse artigo tem como objetivo apresentar as habilidades e competências do componente curricular Geografia para o Ensino Fundamental. Como metodologia, foi feita uma pesquisa documental com a análise de conteúdo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). O componente curricular Geografia tem por base a educação geográfica e cartográfica. A educação geográfica ocorre por meio da formação dos conceitos estruturantes: espaço geográfico; território; região; lugar; paisagem; e escala. Como também, por meio do desenvolvimento do raciocínio geográfico: localização; extensão; distribuição; analogia; diferenciação; conexão; e ordem. A educação cartográfica ocorre através da alfabetização cartográfica e da cartografia: visão horizontal, oblíqua e vertical; imagem bidimensional e tridimensional; pontos, linhas e superfícies; título, legenda, orientação, localização e escala; globo, mapas, cartas, plantas, croquis e maquetes. A Educação Ambiental, juntamente com a Educação para o Consumo, está associada ao tema transversal Meio Ambiente. No componente curricular Geografia, a Educação Ambiental está presente na unidade temática: Natureza, Ambientes e Qualidade de Vida. As habilidades que são desenvolvidas nessa unidade temática promovem o desenvolvimento das competências socioambientais. A abordagem dessas habilidades e competências no Ensino Fundamental deve estar associada: às teorias socioambientais; aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); aos 5 Ps da Sustentabilidade; à Economia Circular; aos 5 Rs da Sustentabilidade; e às soluções sustentáveis - empreendimentos, objetos e brinquedos ecológicos; robótica sustentável; mídias digitais, culinária, literatura, teatro, dança, música e artes visuais relacionadas ao Meio Ambiente; e hortas orgânicas com jardins sensoriais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.