As tecnologias digitais estão cada vez mais pujantes e presentes em nosso cotidiano. Já há alguns anos, a plataforma digital YouTube se destaca por ter grande influência no consumo audiovisual de jovens e adolescentes. Este trabalho apresenta uma abordagem dinâmica e eficaz para o ensino de espanhol por meio do uso de clipes musicais do YouTube como recurso mediador. O objetivo deste estudo foi investigar como a utilização de clipes musicais pode contribuir para o desenvolvimento da habilidade comunicativa e o interesse dos alunos na aprendizagem da língua espanhola. A pesquisa foi realizada em uma escola de ensino médio, com uma turma de 30 alunos, durante um período de um bimestre. Foram selecionados clipes musicais em espanhol que abordavam temas relevantes para os estudantes, como cultura, sociedade e questões contemporâneas. Os clipes foram incorporados às aulas de espanhol, onde os alunos assistiam aos vídeos, analisavam a letra da música e discutiam os elementos culturais e linguísticos presentes nas canções, ao tempo em que faziam conexões com as tecnologias, digitais e o audiovisual. Os resultados obtidos mostraram que o uso dos clipes musicais no ensino de espanhol teve um impacto positivo na motivação e engajamento dos alunos. Os estudantes demonstraram maior interesse pela língua espanhola e pelo conteúdo das aulas, além de se envolverem de forma mais ativa nas atividades propostas. Sendo assim, o uso de clipes musicais do YouTube como recurso mediador nas aulas de espanhol mostrou-se uma estratégia eficaz para o ensino da língua, promovendo a motivação dos alunos, o desenvolvimento de habilidades comunicativas e a ampliação do conhecimento cultural. Essa abordagem pode ser facilmente adaptada e aplicada em outros contextos educacionais, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino de espanhol como língua estrangeira.