No Brasil existem programas voltados a formação inicial, dentre eles o Programa Residência Pedagógica – PRP. No ano de 2020, devido a pandemia do COVID-19, as instituições de ensino e consequentemente o PRP aderiram ao ensino remoto, de modo que as estratégias didáticas e metodológicas precisaram ser repensadas e adaptadas à nova realidade. Frente a isso, este texto visa relatar uma experiência utilizando a gamificação para tratar da química dos cosméticos, realizada durante o ensino remoto no PRP. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando questionários e análise observacional para coleta de dados. Participaram da atividade os alunos das segundas séries do ensino médio da escola Centro Estadual de Educação Profissional Professor Francisco de Assis Pedrosa, em Mossoró/RN. Um jogo foi criado no PowerPoint e sua finalidade era apresentar a química no dia a dia, mais especificamente nos cosméticos. No momento pós jogo, uma revista foi criada pelo Canva para reforçar a temática e discutir brevemente a beleza relativa e a busca pelo “perfeito”. A princípio, a atividade se mostrou desafiadora dado as dificuldades de criação do jogo, visto que o trabalho de utilizar gamificação nas aulas exige tempo, dedicação e adaptação para as situações apresentadas em sala. A inserção dos conteúdos precisa ser minunciosamente pensada, visto que no jogo esses são dispostos de maneira resumida. Contudo, a estratégia promove participação e diálogo entre os alunos e, ao contextualizar com o cotidiano, gera curiosidade e motivação. Assim, considerando a gama de experiências proporcionadas na atividade, ainda que o programa não se configure como a solução para os problemas voltados a formação inicial, podemos inferir que o PRP contribui ativamente para melhoria dela, de modo a diminuir as dificuldades na fase de entrada na carreira docente e promover reflexões acerca da atuação do professor.