Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MÚLTIPLAS LINGUAGENS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO NOS ANOS FINAIS

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tendo em vista o ensino dos cinco tipos textuais (narrativo, descritivo, argumentativo, injuntivo e expositivo) e a ênfase dada ao narrativo no Ensino Fundamental II, observou-se a necessidade de trabalhar a argumentação, tendo em vista que essa tipologia é fulcral em provas avaliativas de grande importância na vida acadêmica dos alunos. Dessa forma, o presente trabalho objetiva apresentar resultados de uma aplicação de sequência didática no Estágio Supervisionado Obrigatório nos anos finais do Ensino Fundamental, pautada no estímulo da argumentação, trabalhada tanto de forma oral (em formato do gênero debate) quanto na forma escrita na produção textual. A pesquisa possui como aporte teórico as discussões de Geraldi (2003), BNCC (2018) Beaugrande (1997), Antunes (2002), dentre outros posto que defendem a existência de interlocutores na aprendizagem, apontando a necessidade de situar os sujeitos – emissor e receptor – bem como o próprio ser no meio social que, permearam e permeiam o ensino de Língua Portuguesa, como também os documentos oficiais que retratam as principais tendências linguísticas e orientam, oficialmente, o trabalho com a linguagem nas escolas. Para análise dos resultados da aplicação, foi adotado o caráter de pesquisa qualitativo-investigativo em que se analisou as produções textuais dos referidos alunos, da mesma forma que observou a construção de argumentação nos debates produzidos.

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