EXPERIENCIAS DOCENTE VIVENCIADAS NO PERÍODO DA PANDEMIA DO NOVO CORONA VIRUS. A PLATAFORMA GEOGEBRA COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97400 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3656 "inscrito_id" => 11427 "titulo" => "EXPERIENCIAS DOCENTE VIVENCIADAS NO PERÍODO DA PANDEMIA DO NOVO CORONA VIRUS. A PLATAFORMA GEOGEBRA COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM." "resumo" => "O ensino de matemática na contemporaneidade apresenta caráter de investigação, principalmente durante o período da pandemia do Covid19, período esse que todos os professores tiveram que se readaptar e buscar novas forma de ensino na modalidade remota, apreender a manipular diferentes softwares, na busca aulas diferenciadas e dinâmicas, que prendessem a atenção dos alunos em frente as telas (salas remotas). Para o ensino de matemática podemos citar como ferramenta o software GeoGebra, plataforma que em suas sete janelas interligadas podem ser trabalhados os mais diversos assuntos de matemática desde a somas simples até os mais sofisticados conceitos de cálculo estudado em curso exatas esse artigo tem como objetivo apresentar posso a passo da elaboração de algumas atividades desenvolvida pelo pesquisa na plataforma GeoGebra e aplicada em aulas de matemática no período remoto nas seguintes modalidades: ensino fundamental II (Geometria), Curso de Engenharia (Cálculo) e Curso de Matemática ( Funções e Multiplicadores de Lagrange). Para a primeira atividade fiz uso do GeGebra com alunos do sexto ano no qual utilizei o Software para ensinar áreas e volumes, possibilitando a validação de conceitos e formulas por meio da visualização dinâmica das construções. Já nos cursos de engenharia fiz uso do mesmo para mostrar conceitos de derivação, ou seja, o cálculo das retas tangentes as curvas e as taxas de variação e ainda no conceito de integração, uma visualização da soma de Riemann e o conceito do Teorema Fundamental do Cálculo. No curso de Matemática por meio da interpretação gráfica dinâmica que o GeoGebra proporciona foi possível apresentar estudos das funções elementares e o estudo dos multiplicadores de Lagrange com uma restrição. Espero que as atividades auxiliem aos professores no modelo presencial vindo a contribuir com o ensino de matemática, desde o fundamental, ate o ensino superior" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11427_TB3656_02062023193416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ALUISIO SILVA" "autor_nome_curto" => "ALUISIO SILVS" "autor_email" => "aluisiomatematico@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97400 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3656 "inscrito_id" => 11427 "titulo" => "EXPERIENCIAS DOCENTE VIVENCIADAS NO PERÍODO DA PANDEMIA DO NOVO CORONA VIRUS. A PLATAFORMA GEOGEBRA COMO FERRAMENTA AUXILIADORA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM." "resumo" => "O ensino de matemática na contemporaneidade apresenta caráter de investigação, principalmente durante o período da pandemia do Covid19, período esse que todos os professores tiveram que se readaptar e buscar novas forma de ensino na modalidade remota, apreender a manipular diferentes softwares, na busca aulas diferenciadas e dinâmicas, que prendessem a atenção dos alunos em frente as telas (salas remotas). Para o ensino de matemática podemos citar como ferramenta o software GeoGebra, plataforma que em suas sete janelas interligadas podem ser trabalhados os mais diversos assuntos de matemática desde a somas simples até os mais sofisticados conceitos de cálculo estudado em curso exatas esse artigo tem como objetivo apresentar posso a passo da elaboração de algumas atividades desenvolvida pelo pesquisa na plataforma GeoGebra e aplicada em aulas de matemática no período remoto nas seguintes modalidades: ensino fundamental II (Geometria), Curso de Engenharia (Cálculo) e Curso de Matemática ( Funções e Multiplicadores de Lagrange). Para a primeira atividade fiz uso do GeGebra com alunos do sexto ano no qual utilizei o Software para ensinar áreas e volumes, possibilitando a validação de conceitos e formulas por meio da visualização dinâmica das construções. Já nos cursos de engenharia fiz uso do mesmo para mostrar conceitos de derivação, ou seja, o cálculo das retas tangentes as curvas e as taxas de variação e ainda no conceito de integração, uma visualização da soma de Riemann e o conceito do Teorema Fundamental do Cálculo. No curso de Matemática por meio da interpretação gráfica dinâmica que o GeoGebra proporciona foi possível apresentar estudos das funções elementares e o estudo dos multiplicadores de Lagrange com uma restrição. Espero que as atividades auxiliem aos professores no modelo presencial vindo a contribuir com o ensino de matemática, desde o fundamental, ate o ensino superior" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID11427_TB3656_02062023193416.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE ALUISIO SILVA" "autor_nome_curto" => "ALUISIO SILVS" "autor_email" => "aluisiomatematico@gmail.c" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SERTÃO PERNAMBUCANO (IF SERTÃO)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }