A presente revisão sistemática tem como objetivo analisar os artigos empíricos, a nível mundial, que discutem sobre as diferenças entre meninos e meninas no que tange às expressões comportamentais e emocionais. No primeiro momento, foram elegidos as pesquisas cujo título constava os descritores ‘early childhood education’ ou ‘daycare’ ou ‘early childhood’ acompanhados separadamente com o descritor ‘gender’. Em seguida, foram selecionados os artigos que tratavam diretamente a diferença nas expressões comportamentais e emocionais de meninos e meninas. O recorte temporal foi utilizado apenas para definir o ano final das buscas. Sendo assim, foram analisados os artigos publicados até o ano de 2020, os quais foram procurados nas bases de dados PubMed, SciELO, Periódicos CAPES e Web of Science. As análises foram submetidas às orientações metodológicas do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA). Os resultados mostram que a temática é abordada a partir da perspectiva da neurociência. Apesar do esforço na atualidade de superar o determinismo biológico que atravessa os diferentes discursos, inclusive o científico, verifica-se que os estudos analisados, por vezes, são atravessados por tais concepções. Por fim, entende-se que a perspectiva de gênero, que compreende as diferenças entre meninas e meninos como construções sociais e históricas que reproduzem desigualdades, é desconsiderada.