AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE.
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99111 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5878 "inscrito_id" => 19948 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE." "resumo" => "É sabido que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade e que afeta o funcionamento e/ou desenvolvimento da criança. Logo, o presente artigo tem como objetivo discorrer acerca do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, compreender os impactos deste transtorno no processo de ensino-aprendizagem e apresentar como a neuropsicopedagogia pode contribuir no aperfeiçoamento da prática pedagógica de crianças com TDAH, com vistas a melhorar o processo de aprendizagem. A neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento transdisciplinar, que avalia e intervém buscando compreender os aspectos neurológicos, cognitivos e pedagógicos do processo de aprendizagem. O trajeto metodológico se deu por meio da análise bibliográfica de livros e publicações científicas em periódicos que versam sobre o referido tema. Foi possível perceber que, apesar de haver poucas pesquisas desenvolvidas abordando a temática em questão, os resultados encontrados revelam o quão a neuropsicopedagogia pode contribuir de forma significativa junto ao processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que, possibilita um conhecimento de forma mais ampla do funcionamento cerebral – funções cognitivas e executivas - em crianças com TDAH. Não obstante, se faz necessário ampliar pesquisas na área a fim de promover métodos de ensino mais eficazes e desenvolver estratégias educacionais adequadas para atender às especificidades do aprender e suas dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19948_TB5878_05102023000123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERESA JORGEANNI PINTO DE OLIVEIRA BENEVIDES" "autor_nome_curto" => "JORGEANNI PINTO" "autor_email" => "jorgeanni.neuropsi@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (UCAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99111 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5878 "inscrito_id" => 19948 "titulo" => "AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA PARA O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE." "resumo" => "É sabido que o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade e que afeta o funcionamento e/ou desenvolvimento da criança. Logo, o presente artigo tem como objetivo discorrer acerca do Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, compreender os impactos deste transtorno no processo de ensino-aprendizagem e apresentar como a neuropsicopedagogia pode contribuir no aperfeiçoamento da prática pedagógica de crianças com TDAH, com vistas a melhorar o processo de aprendizagem. A neuropsicopedagogia é uma área de conhecimento transdisciplinar, que avalia e intervém buscando compreender os aspectos neurológicos, cognitivos e pedagógicos do processo de aprendizagem. O trajeto metodológico se deu por meio da análise bibliográfica de livros e publicações científicas em periódicos que versam sobre o referido tema. Foi possível perceber que, apesar de haver poucas pesquisas desenvolvidas abordando a temática em questão, os resultados encontrados revelam o quão a neuropsicopedagogia pode contribuir de forma significativa junto ao processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista que, possibilita um conhecimento de forma mais ampla do funcionamento cerebral – funções cognitivas e executivas - em crianças com TDAH. Não obstante, se faz necessário ampliar pesquisas na área a fim de promover métodos de ensino mais eficazes e desenvolver estratégias educacionais adequadas para atender às especificidades do aprender e suas dificuldades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID19948_TB5878_05102023000123.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TERESA JORGEANNI PINTO DE OLIVEIRA BENEVIDES" "autor_nome_curto" => "JORGEANNI PINTO" "autor_email" => "jorgeanni.neuropsi@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES (UCAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }