COSTA, Maria Tatiana Lima et al.. O brincar e a natureza na infância. Anais IX CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/98537>. Acesso em: 23/11/2024 01:05
O brincar é um direito universal e, por meio dele, a criança constrói conexões positivas com a vida, o outro e o mundo. No contexto das creches e pré-escolas, a oportunidade de brincar e aprender com a – e na – natureza produz benefícios significativos para o desenvolvimento da criança e do adolescente uma vez que aproxima os sujeitos de um espaço rico, saudável e cheio de possibilidades para o momento brincante. Com base nesta premissa, o artigo tem como objetivo compartilhar a experiência exitosa de formação pedagógica realizada com professores/as de creches e pré-escolas do município de Sobrado –PB, com o intuito de refletir sobre os espaços do brincar e promover a construção do pensamento ecológico, estabelecendo e fortalecendo a conexão entre criança, infância e natureza. O percurso teórico tem como base os estudos de Barros (2018) e Vygotsky (1930), além de documentos como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2010) e o Manual de Orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria (2019), que apresenta pesquisa importante sobre as contribuições da natureza na infância. Através da ação colaborativa identificamos que os professores/as trouxeram para o presente suas memórias de infância e reconheceram a importância do brinquedo e da brincadeira ao ar livre, nos pátios e quintais da creche como potência no processo de mediação e construção da aprendizagem e desenvolvimento da criança.