O ESTADO DO CONHECIMENTO: A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET NA RENBIO E SCHÈME NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99035 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5785 "inscrito_id" => 19861 "titulo" => "O ESTADO DO CONHECIMENTO: A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET NA RENBIO E SCHÈME NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "Neste trabalho, buscamos levantar informações sobre o lócus da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget a partir da investigação dos artigos e resumos/resenhas publicados nas edições da Revista de Ensino de Biologia (REnBIO) e da Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas (Schème), a fim de descrever como esta teoria vem sendo discutida nas Revistas no contexto do ensino de ciências e biologia. Apresentamos a Linha do Tempo de existência das Revistas indicando o ciclo evolutivo-crescente, quanto ao volume de publicações. Na seção de resultados apresentamos: I – o perfil dos artigos resumos/resenhas analisados; II – o mapeamento dos artigos e resumos/resenhas analisados; III – Discussão sobre o ensino de ciências e biologia, e a formação de professores à luz dos pressupostos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os trabalhos mapeados apontam para uma importante lacuna no que tange à investigação da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget com norteador para e na formação inicial e/ou continuada de professores no contexto do ensino de biologia. Trata-se de pesquisa na modalidade “o estado de conhecimento”, do tipo “bibliográfica”, de natureza “qualitativa”. Utilizamos a “Análise de Conteúdo de Bardin” para tratamento e análise dos dados levantados por meio virtual, via site das Revistas. Uma vez que o processo de aprendizagem de conceitos de ciências e biologia podem ser explicados a partir de jogos lúdicos, a formação inicial e continuada em contexto do ensino de ciências e biologia à luz da Epistemologia Genética possibilita ao professor propor situações-problema, por meio de teorias cognitivas, função simbólica (percepções e movimento), teoria da equilibração e mudança conceitual à ideia de “adaptação intelectual” que é um estabelecimento de equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19861_TB5785_10122023182223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS SOUZA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS SANTANA" "autor_email" => "tecomatheus.sax@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99035 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5785 "inscrito_id" => 19861 "titulo" => "O ESTADO DO CONHECIMENTO: A TEORIA DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET NA RENBIO E SCHÈME NO CONTEXTO DO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA" "resumo" => "Neste trabalho, buscamos levantar informações sobre o lócus da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget a partir da investigação dos artigos e resumos/resenhas publicados nas edições da Revista de Ensino de Biologia (REnBIO) e da Revista Eletrônica de Psicologia e Epistemologia Genéticas (Schème), a fim de descrever como esta teoria vem sendo discutida nas Revistas no contexto do ensino de ciências e biologia. Apresentamos a Linha do Tempo de existência das Revistas indicando o ciclo evolutivo-crescente, quanto ao volume de publicações. Na seção de resultados apresentamos: I – o perfil dos artigos resumos/resenhas analisados; II – o mapeamento dos artigos e resumos/resenhas analisados; III – Discussão sobre o ensino de ciências e biologia, e a formação de professores à luz dos pressupostos da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget. Os trabalhos mapeados apontam para uma importante lacuna no que tange à investigação da Teoria da Epistemologia Genética de Jean Piaget com norteador para e na formação inicial e/ou continuada de professores no contexto do ensino de biologia. Trata-se de pesquisa na modalidade “o estado de conhecimento”, do tipo “bibliográfica”, de natureza “qualitativa”. Utilizamos a “Análise de Conteúdo de Bardin” para tratamento e análise dos dados levantados por meio virtual, via site das Revistas. Uma vez que o processo de aprendizagem de conceitos de ciências e biologia podem ser explicados a partir de jogos lúdicos, a formação inicial e continuada em contexto do ensino de ciências e biologia à luz da Epistemologia Genética possibilita ao professor propor situações-problema, por meio de teorias cognitivas, função simbólica (percepções e movimento), teoria da equilibração e mudança conceitual à ideia de “adaptação intelectual” que é um estabelecimento de equilíbrio progressivo entre um mecanismo assimilador e uma acomodação complementar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID19861_TB5785_10122023182223.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATHEUS SOUZA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "MATHEUS SANTANA" "autor_email" => "tecomatheus.sax@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }