O USO DE MODELOS LÚDICOS PARA ILUSTRAÇÃO DA ESPECTROSCOPIA DE BIOMOLÉCULAS NA ASTROQUÍMICA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99003 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5743 "inscrito_id" => 12547 "titulo" => "O USO DE MODELOS LÚDICOS PARA ILUSTRAÇÃO DA ESPECTROSCOPIA DE BIOMOLÉCULAS NA ASTROQUÍMICA" "resumo" => "As ferramentas lúdicas são peças-chave no ensino de espectroscopia, trazendo uma abordagem envolvente e estimulante. Ao tornar conceitos complexos mais palpáveis, elas proporcionam uma compreensão prática dos princípios espectroscópicos. Jogos, simulações e experimentos interativos permitem aos alunos explorar diferentes tipos de espectros, visualizando as mudanças de luz relacionadas à composição química. Essas ferramentas também proporcionam a vivencia da espectroscopia de maneira prática, desafiando os estudantes a resolver problemas. A astroquímica e a astrobiologia são disciplinas interconectadas que buscam compreender a química e a possibilidade de vida no universo. A astroquímica explora a composição química de estruturas cósmicas, enquanto a astrobiologia investiga a existência de vida além da Terra e as condições necessárias para sua manifestação. Essas multidisciplinaridade combina conhecimentos de astronomia, biologia, química e geologia para buscar ambientes habitáveis e entender a evolução vida. Ao abordar esses tópicos em sala de aula, é possível explorar a origem dos elementos químicos, a formação de planetas e a busca por sinais de vida em outros locais do universo, ampliando nossa compreensão do cosmos. Esses procedimentos podem ser ilustrados em sala de aula para alunos a partir da 1ª série do ensino médio, que possuem uma maturidade e conhecimento mais bem construído acerca do modelo atômico de Bohr. A partir de um sistema emissor de luz branca, é emitido parte do feixe como referência, enquanto que outra parte é emitida sobre uma supeficie colorida ilustrada com uma molécula e escondida por um anteparo. Com o reflexo dessa luz sobre a superficie, observamos a cor refletida, onde nesse processo, podemos ilustrar a espectroscopia das moléculas com alusão a cor refletida pela superfície escondida pelo anteparo, permitindo aos estudantes reconhecer a molécula necessariamente sem vê-la, apenas pela luz refletida. Esse experimento tem como objetivo eludicar aos alunos o estudo espectroscópico atravs do ensino de astroquímica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12547_TB5743_18102023143410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS QUEIROZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCAS QUEIROZ" "autor_email" => "lqdossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99003 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 5743 "inscrito_id" => 12547 "titulo" => "O USO DE MODELOS LÚDICOS PARA ILUSTRAÇÃO DA ESPECTROSCOPIA DE BIOMOLÉCULAS NA ASTROQUÍMICA" "resumo" => "As ferramentas lúdicas são peças-chave no ensino de espectroscopia, trazendo uma abordagem envolvente e estimulante. Ao tornar conceitos complexos mais palpáveis, elas proporcionam uma compreensão prática dos princípios espectroscópicos. Jogos, simulações e experimentos interativos permitem aos alunos explorar diferentes tipos de espectros, visualizando as mudanças de luz relacionadas à composição química. Essas ferramentas também proporcionam a vivencia da espectroscopia de maneira prática, desafiando os estudantes a resolver problemas. A astroquímica e a astrobiologia são disciplinas interconectadas que buscam compreender a química e a possibilidade de vida no universo. A astroquímica explora a composição química de estruturas cósmicas, enquanto a astrobiologia investiga a existência de vida além da Terra e as condições necessárias para sua manifestação. Essas multidisciplinaridade combina conhecimentos de astronomia, biologia, química e geologia para buscar ambientes habitáveis e entender a evolução vida. Ao abordar esses tópicos em sala de aula, é possível explorar a origem dos elementos químicos, a formação de planetas e a busca por sinais de vida em outros locais do universo, ampliando nossa compreensão do cosmos. Esses procedimentos podem ser ilustrados em sala de aula para alunos a partir da 1ª série do ensino médio, que possuem uma maturidade e conhecimento mais bem construído acerca do modelo atômico de Bohr. A partir de um sistema emissor de luz branca, é emitido parte do feixe como referência, enquanto que outra parte é emitida sobre uma supeficie colorida ilustrada com uma molécula e escondida por um anteparo. Com o reflexo dessa luz sobre a superficie, observamos a cor refletida, onde nesse processo, podemos ilustrar a espectroscopia das moléculas com alusão a cor refletida pela superfície escondida pelo anteparo, permitindo aos estudantes reconhecer a molécula necessariamente sem vê-la, apenas pela luz refletida. Esse experimento tem como objetivo eludicar aos alunos o estudo espectroscópico atravs do ensino de astroquímica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID12547_TB5743_18102023143410.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS QUEIROZ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LUCAS QUEIROZ" "autor_email" => "lqdossantos@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }